conecte-se conosco

Educação

Jovem estudante de Paranaguá se destaca na redação do Enem

Davi Marques Gonsalves atingiu uma das melhores notas do Brasil

Publicado

em

Foto: Redes Sociais

“Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. Este foi o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em novembro de 2021. Muitos estudantes se esforçam para tirar boas notas no Enem e, consequentemente, continuar seus estudos no ensino superior.

O jovem Davi Marques Gonsalves, morador em Paranaguá, após uma rotina diária de estudos visando uma boa colocação no exame, obteve 940 pontos na prova de redação, considerada uma das melhores notas do Brasil.

Davi comemorou bastante o resultado alcançado no Enem e seu pai, Jailson Gonsalves, contou que ficou emocionado ao receber a notícia que a nota foi uma das mais altas do País. “Orgulho, alegria e muita emoção. A nota na redação confirmou no meu coração que ele escolheu o curso certo da faculdade. Que o talento na escrita pode se tornar uma carreira de sucesso e, principalmente, junto com minha esposa, nos sentimos honrados dele ser nosso filho”, destacou o pai Jailson.

Durante a pandemia do novo Coronavírus e do isolamento imposto pelas autoridades de saúde, Davi descobriu na literatura uma forma de aprimorar seu dom. Além de intensificar a leitura de vários tipos de livro, o jovem de 17 anos colocou no papel seus anseios, inseguranças, saudades e canalizou sua energia traduzindo seus sentimentos em poesia. 

Durante a pandemia, ainda na adolescência, Davi publicou dois e-books

Aos 16 anos publicou seu primeiro e-book pela plataforma da Amazon: “Jovem – dos 15 aos 16 traduzindo a vida em poemas”. No retorno às aulas presenciais Davi concluiu o Ensino Médio. Nesse período, ele publicou o seu segundo livro e-book, intitulado “Terapia Lírica – transpondo as ânsias de uma mente de 17 anos”, onde consta uma poesia dedicada a Avenida Roque Vernalha.

O jovem estudioso e sonhador se tornou um poeta ainda na adolescência e hoje tem concluído o Ensino Médio em colégio público, fez curso de Espanhol, aprimorou o Inglês dando aulas gratuitas pela internet, foi estagiário da Prefeitura de Paranaguá e manteve o foco nos estudos.

“Minha maior expectativa do momento é poder concluir a faculdade e encontrar amigos e professores que também gostam daquilo que eu amo, ou seja, a literatura”, comentou Davi.

Hoje, Davi cursa Letras Inglês, na Universidade Estadual do Paraná, campus Paranaguá, e, segundo ele, seguirá escrevendo sobre o que vive, pensa e sonha. “Fiquei muito feliz com minha nota no Enem, sou grato pelos meus pais que me incentivam em tudo que desejo”, agradeceu o jovem poeta.

Próximo de completar 18 anos, Davi Marques Gonsalves serve de referência para os demais jovens que têm o mesmo desejo de seguir estudando para obter outras conquistas, como professor, como escritor, como pessoa. “Continuarei me dedicando em escrever usando a vida ao meu redor como fonte de inspiração”, concluiu.