A Prefeitura de Paranaguá assinou a ordem de serviço para a construção de um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) no bairro Jardim Guaraituba. A solenidade foi realizada na manhã de segunda-feira, 30, com a presença de autoridades, secretários municipais, servidores e população local.
O investimento, voltado para atender as crianças da comunidade, é de mais de R$ 2 milhões, com previsão de entrega da obra em 12 meses. O endereço do novo Cmei é na Rua Xingu, n.º 605, onde funcionava antigamente a Vaca Mecânica, uma fábrica de leite de soja para crianças carentes do município.
O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, destacou que com a assinatura da ordem de serviço e início das obras será possível, em breve, oferecer mais vagas para crianças da região. “Temos agora a oportunidade de não dar a mesma função, mas outra função importantíssima para o local que é dar um futuro para as nossas crianças. Entregamos essa ordem de serviço de mais de R$ 2 milhões de investimentos e, com certeza, irá ofertar vagas com qualidade para esses moradores que vivem ao redor do Jardim Guaraituba, temos os bairros Santos Dumont, Asa Branca, Itiberê, São Vicente. Também vamos construir mais um Cmei na área central para as pessoas que trabalham no centro poder deixar suas crianças e trabalhar com tranquilidade”, declarou o prefeito.
A secretária municipal de Educação e Ensino Integral, Tenile Xavier, explicou que a região tem demanda de vagas para a educação infantil. “Considerando que temos aqui próximo o Cmei Aurora, que atende crianças de 0 a 4 anos, e a Escola Nascimento Júnior, que atende crianças do Pré II até o 5.º ano. Esse novo Cmei terá seis salas de aula, além de salas multiuso, banheiros, almoxarifados e outras exigências para instalação de Cmeis e também todas as sala com solarium”, disse Tenile.
O novo Cmei terá capacidade de atender, em média, 150 crianças. “Para a secretaria de Educação é uma obra de muita importância, afinal nos últimos anos entregamos e ampliamos Cmeis em todos os cantos de Paranaguá para poder atender os nossos pequenos. As escolas ainda têm um cadastro de lista de espera e a intenção é construir um prédio de muita qualidade, com segurança e que esteja de acordo com a faixa etária a ser atendida”, afirmou Tenile.
Outras obras na área da educação
Segundo a secretária, a ideia é entregar o prédio até janeiro do próximo ano para que a escola já possa receber as crianças no ano letivo de 2024. A prefeitura também tem outras obras em andamento, como o Cmei Nossa Senhora de Guadalupe, na Vila Santa Maria, que passa por uma reforma geral e deve ser entregue até maio deste ano. A Escola Municipal Tiradentes, em Alexandra, também está em obras e terá dois pavimentos com acessibilidade para os estudantes. Além de manutenções específicas em algumas instituições.