A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão (Semi), oferta o Curso Básico de Libras. O período de inscrições foi aberto na segunda-feira, 13, e se estende até o dia 17 de fevereiro. As aulas acontecerão na Unespar (Universidade Estadual do Paraná), campus Paranaguá, às sextas-feiras, em dois turnos: das 8h às 10h e das 14h às 16h.
Serão 20 vagas para o período da manhã e 20 para o período da tarde, com início em 10 de março e término em 26 de julho. As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de fevereiro, das 13h30 às 17h30, no Centro Municipal de Avaliação Especializada (CMAE), localizado na rua Rodrigues Alves, 530.
O curso é totalmente gratuito, aberto para a comunidade em geral e idealizado pela Secretaria Municipal de Inclusão (Semi), que abrange a Central de Libras “Bruna Pivato”, em parceria com a Unespar, através do Núcleo de Educação Especial Inclusiva (NESPI).
Após a conclusão do curso, haverá formatura e certificado aos participantes. “Aprender libras é uma forma de quebrar as barreiras da comunicação, facilitando a integração social. Ter a sensação de se sentir excluído por não conseguir entender uma conversa é desconfortável para qualquer indivíduo. Além disso, saber se comunicar por meio de libras garante o respeito do surdo como cidadão. Por isso a importância desse curso e dessa parceria”, disse a secretária de Inclusão, Camila Leite.
A superintendente da Central de Libras “Bruna Pivato”, Gisele Cuch, afirmou que o curso para a comunidade é uma novidade no município, que já oferece o aprendizado para educadores da rede municipal e também para servidores das secretarias. “Todas as pessoas de 16 anos ou mais podem fazer o curso, sem limite de idade. Toda comunidade está convidada, porém as vagas são limitadas”, ressaltou Gisele.
Segundo ela, as aulas serão ministradas por dois professores surdos, Ednilson Luiz e Isabelle Dias, acompanhados de intérpretes de Libras. “Atenção população de Paranaguá, você que sempre sonhou em fazer um Curso de Libras, essa é a hora. Estamos ofertando o curso gratuito e com certificado”, reforçou Gisele.
Com informações da Prefeitura de Paranaguá