Grande parte das questões do Enem que exigem o conhecimento da disciplina de Geografia é voltada a temas da atualidade como aquecimento global e imigração. Tais temáticas podem ser aperfeiçoadas através da leitura de reportagens e também por meio da discussão com o professor em sala de aula, atitude imprescindível para o aluno que quer alcançar um bom resultado e facilitar a sua entrada na faculdade.
A prova do Enem contempla 45 questões da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, englobando História, Geografia, Sociologia e Filosofia. Segundo a experiência da professora de Geografia, Karine Silveira, com as provas do Enem, alguns temas da disciplina são bastante comuns de aparecerem todos os anos. “A dica que passo aos alunos é que sempre cai sobre a industrialização brasileira, fontes de energia renováveis e não-renováveis, além da questão populacional dos imigrantes, que é uma situação bem atual”, frisou Karine.
Outro tema bastante recorrente e que abrange um problema de vários países, é o aquecimento global, o qual também está incluso na disciplina de geografia. “Fenômenos climáticos, El Niño, La Niña, aquecimento global, efeito estufa, chuvas ácidas, tipos de erosões que ocorrem no solo etc.”, acrescentou a professora.
Entre os tipos de questões abordadas no Enem, a disciplina de Geografia não foge à regra de outras presentes na prova. Os temas citados acima aparecem em reportagens, textos, charges e outros meios para que o aluno identifique o conhecimento exigido. “Por isso que em sala de aula costumo trabalhar com vídeos e imagens, para não trabalhar apenas a parte descritiva”, afirmou.
O recurso audiovisual também é indicado pela professora para aqueles alunos que possuem alguma dificuldade em compreender a matéria. “Existem vídeos bem detalhados. Não é preciso decorar o conteúdo, mas realmente compreender e entender o porquê de cada palavra como renováveis, eólica, biomassa, e procurar sempre por exemplos”, explicou.
Para isso, a principal orientação é baixar as provas anteriores com comentários para se acostumar com o estilo das questões, principalmente para aqueles que irão fazer a prova pela primeira vez, e o tempo de resposta médio que se pode dedicar para cada uma delas.
PREPARAÇÃO
No Instituto Estadual de Educação Dr. Caetano Munhoz da Rocha, os professores do 3.º ano do Ensino Médio e Magistério se mobilizaram para fazer um simulado. “Nós temos esse projeto preparatório para o Enem, no qual em outubro aplicamos um simulado com cinco questões de cada disciplina. Devido a este trabalho, já tivemos aprovação de 80% dos nossos alunos em vestibulares”, disse a professora.