A intercambista Tathiane de Araujo Agostinho é estudante do Colégio Estadual Felipe Valentim, na Ilha do Mel, e embarcou no dia 31 de janeiro para o Canadá. Ela é uma das selecionadas para o programa Ganhando o Mundo, do Governo do Estado.
Tathiane tem 16 anos e está no 2.º ano do Ensino Médio. Ela é a primeira da Ilha do Mel escolhida para participar do intercâmbio. Essa é a realização do seu sonho de conhecer o Canadá, onde ficará por seis meses.
A estudante saiu de Curitiba rumo a Toronto, onde pegou outro voo para a província Newfoundland. “Quando cheguei em St. John’s (capital), minha hostmother estava me esperando para me levar para casa, assim que conheci, foi muito simpática comigo. Do aeroporto vim para Paradise que é a cidade que estou morando, dá uns 30 minutos até a capital”, contou Tathiane.
![Ganhando o Mundo: Intercambista da Ilha do Mel relata a experiência cultural e de educação no Canadá 2 Ganhando o Mundo](https://folhadolitoral.com.br/wp-content/uploads/2025/02/foto2-ganhando-o-mundo-576x1024.jpg)
Durante o intercâmbio, ela ficará com uma família canadense. “Quando cheguei, minha hostfamily foi super acolhedora. Eu fico com uma família canadense e eles são divertidos e amorosos, me ajudam em tudo que eu preciso. Estou vivendo experiências inexplicáveis aqui, a sensação de estar em um lugar totalmente diferente é muito boa, minha vida parece até um filme”, frisou Tathiane.
Ela também contou sobre suas primeiras impressões do País. “Aqui é muito diferente do Brasil, e o que mais me surpreendeu é o preço das coisas, é tudo barato, já estou me preparando para comprar muitos presentes para as pessoas do Brasil no final do intercâmbio. Estou gostando muito da escola, tive algumas dificuldades no começo, mas agora estou me encontrando, é tudo questão de adaptação, mas vivo experiências incríveis com meus amigos na escola e fora da escola”, acrescentou.
A temperatura em Paradise na quinta-feira era de -6 graus. Além do clima, ela também tenta se adaptar à alimentação do Canadá. “Tenho muitas saudades das comidas do Brasil, arroz e feijão, coxinha, pastel, strogonoff. Aqui eles comem algo prático no almoço, como sanduíches, e a principal refeição deles aqui é o jantar, onde todos se juntam e conversam sobre como foi o dia”, diz.
![Ganhando o Mundo: Intercambista da Ilha do Mel relata a experiência cultural e de educação no Canadá 3 Ganhando o Mundo](https://folhadolitoral.com.br/wp-content/uploads/2025/02/foto3-ganhando-o-mundo-2-1024x768.jpg)
No Canadá, ela tem um grupo de amigos brasileiros. “Somos em cinco no total, mas sempre tento me enturmar com os outros alunos. Volto para o Brasil dia 28 de junho”, disse a estudante.
Até lá, ela compartilha suas experiências fora do País. “Estou vivendo muitas experiências aqui e estou compartilhando muitas coisas com meus amigos e minha família, também posto minhas vivências no Instagram, estou feliz e realizada por poder viver meu sonho de criança com estudo”, concluiu Tathiane.
Sobre o Ganhando o Mundo
O Ganhando o Mundo foi criado em 2019 e, a cada edição, leva alunos da rede pública do Paraná para estudarem um semestre letivo fora do País com todas as despesas pagas. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), são selecionados aqueles que conseguem conciliar as melhoras notas, maiores frequências, os melhores desempenhos em inglês e atendem aos critérios de participação em atividades extracurriculares.
As despesas são todas custeadas pela Seed, incluindo passagens, alimentação, hospedagem, materiais didáticos, seguros, vacinas e emissão de vistos e documentos. Os alunos também recebem um auxílio de R$ 800 mensais no período do intercâmbio. O programa também já enviou professores e diretores para períodos de imersão cultural e acadêmica em outros países.
Com informações da AEN