Educação

Estudante que fará intercâmbio para a Nova Zelândia fala da expectativa em estudar fora do País

Mary Kimberlly Pinheiro da Silva, de Guaratuba, foi uma das 100 selecionadas no Paraná

5j93535

A estudante do Colégio Estadual Gratulino de Freitas, em Guaratuba, Mary Kimberlly Pinheiro da Silva, foi uma das 100 selecionadas, em todo o Estado do Paraná, para participar do Programa Ganhando o Mundo. A iniciativa, que leva estudantes da rede estadual de ensino para estudar fora do País, teve sua primeira edição no ano passado e teve como destino o Canadá. 

Desta vez, Kimberlly e os demais selecionados vão embarcar para a Nova Zelândia. A aluna ficou sabendo sobre o programa pela escola e decidiu participar do processo seletivo. 

“Eu me inscrevi e a aprovação foi feita por notas e frequência. A primeira fase foi a inscrição, qualquer um com média acima de 7,5 e frequência acima de 85%. Na segunda fase foi retirada uma pessoa de cada município. Dos 399 municípios, foram escolhidos os 100 com as maiores notas. No litoral eu fui a única escolhida, em 60° lugar”, contou a estudante.

Para ela, o intercâmbio será um sonho realizado. “Meus pais e meu irmão me apoiaram muito desde sempre, esse sempre foi meu maior sonho. Os professores também me apoiaram, muita lágrima caiu em provas, mas no final deu tudo certo”, afirmou Kimberlly.

“Meus pais e meu irmão me apoiaram muito desde sempre, esse sempre foi meu maior sonho”, afirmou Kimberlly, na foto com os pais durante festa na escola

A notícia da seleção foi recebida com festa pela escola e pelos seus pais. “No site do Ganhando o Mundo eles publicaram o edital, onde já havia a data prevista, quando o resultado saiu a escola ligou para os meus pais, reuniu todos no pátio e deu a notícia. Meus pais ficaram muito felizes, foi uma emoção muito grande para todos”, relatou a estudante.

A expectativa é alta para a oportunidade que se concretizará em breve. “Eu acredito que voltarei outra pessoa, com mais responsabilidade, uma língua a mais para colocar no currículo, uma nova cultura a adicionar, acho que vai ser uma experiência incrível”, enfatizou.

A Nova Zelândia é um País rico em belezas naturais, com pontos turísticos famosos, algo que Kimberlly também espera conhecer.

“Lá, além de estudar bastante e conhecer como as coisas funcionam, quero tentar conhecer o País e suas belezas naturais, pelas minhas pesquisas é um lugar muito belo, pretendo absorver o máximo de conhecimento para poder repassar para as pessoas de Guaratuba, litoral e o Paraná em geral”, revelou.

Escola em festa

A diretora auxiliar do Colégio Estadual Gratulino de Freitas, Isabela Cristina Miranda Zavataro, disse que todos acreditavam no potencial da estudante para participar do programa Ganhando o Mundo.

“Estávamos acompanhando o edital, sabíamos que ela tinha grandes chances de ficar entre as 100 selecionadas. Fizemos uma grande festa, reunimos todos os alunos no pátio, chamamos os pais dela para dar a notícia juntos. Foi um momento de alegria plena, tanto da família, como da escola”, afirmou Isabela.

O motivo de reunir todos para a dar a notícia foi também uma forma da escola motivar outros alunos para irem em busca dos seus objetivos. “A festa que fizemos foi justamente para mostrar aos outros alunos que é uma realidade que pode acontecer, não é algo tão distante. Com dedicação aos estudos, ter a frequência em dia e notas acima da média é possível para todos. É importante esse incentivo para os alunos, principalmente para os de escola pública que acham tão difícil conseguir esse sonho e o programa Ganhando o Mundo traz essa realidade para os alunos”, destacou Isabela.

n71w3kw
A notícia de que a aluna estava entre as selecionadas foi recebida com festa por todos na escola

A diretora lembrou que também existem outros programas do Governo do Estado que os alunos podem se inscrever e obter bons resultados. “A gente espera que, com isso, os alunos busquem essa e outras oportunidades que a Secretaria Estadual de Educação oferece para os alunos de escolas públicas, existem outros programas, com premiações etc. A Kimberlly é um exemplo para mostrar que a escola pública pode ter qualidade, que também existem oportunidades muito boas”, finalizou Isabela.

Sobre o programa

O programa Ganhando o Mundo é promovido pelo Governo do Estado, via Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed), e tem o propósito de oferecer aos estudantes a vivência em uma escola no exterior. Eles ficarão hospedados com uma família local, praticando a língua inglesa, desenvolvendo a autonomia e ampliando os repertórios culturais e acadêmicos. 

Atualmente, há 100 estudantes da rede estadual no Canadá. Eles chegaram ao País em fevereiro e devem concluir o semestre de estudos nas escolas canadenses e retornar ao Brasil no fim de junho.

“Estamos muito felizes de poder proporcionar essa experiência para mais 100 estudantes. Estamos acompanhando os que estão agora no Canadá e vemos como o intercâmbio está sendo transformador para cada um deles”, disse Renato Feder, secretário da Educação. “Quando você faz um intercâmbio, você volta com a cabeça mais aberta, muito mais empoderado, autoconfiante. Então, a continuidade do programa é uma grande conquista para a nossa rede de ensino.”

Seleção

A primeira etapa de seleção consistiu na análise dos requisitos obrigatórios para a participação: estar regularmente matriculado na 1.ª série do ensino médio em um colégio público da rede estadual, ter cursado do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em um colégio da rede pública estadual, ter no mínimo 14 e no máximo 17 anos e seis meses de idade na data de retorno ao Brasil (novembro de 2022), ter frequência igual ou superior a 85% em cada disciplina e ter médias anuais do 9º ano, em 2021, iguais ou superiores a 7 em cada disciplina da Base Nacional Comum Curricular.

Na segunda etapa, foi feita a avaliação das médias anuais de 2021 dos estudantes. Em cada município paranaense, foi selecionado o aluno com a maior nota no ano passado (soma das médias anuais de todas as disciplinas da BNCC). Dessa forma, um estudante de cada município passou para a terceira e última etapa do processo seletivo. Na etapa final, foram selecionados os 100 primeiros colocados.

Com informações da AEN

Você também poderá gostar

Estudante que fará intercâmbio para a Nova Zelândia fala da expectativa em estudar fora do País

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Estudante que fará intercâmbio para a Nova Zelândia fala da expectativa em estudar fora do País

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.