Crianças e adolescentes retornaram às salas de aula das redes estadual e municipal de ensino no dia de ontem, 19, além de algumas escolas particulares que também voltaram à rotina. Somente na rede estadual, são cerca de 35 mil estudantes e, na rede municipal são 17 mil alunos para o ano letivo de 2018.
De acordo com a Prefeitura de Paranaguá, são 47 estabelecimentos, 26 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) e 15 salas descentralizadas da educação de jovens e adultos. O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, e a secretária de Educação e Ensino Integral, Vandecy Silva Dutra, recepcionaram os alunos no primeiro dia de aula do mais novo Cmei no município, localizado no Jardim Iguaçu.
O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, e a secretária de Educação e Ensino Integral, Vandecy Silva Dutra, recepcionaram os alunos do Cmei recém-inaugurado no Jardim Iguaçu
O prefeito ressaltou que todas as unidades foram preparadas para receber os estudantes.
“Hoje iniciamos o ano letivo de 2018, trabalhamos intensamente para deixar tudo em ordem para que os nossos estudantes tenham as melhores condições de aprendizado. Nas próximas semanas todos os alunos receberão os kits escolares”, afirmou o prefeito.
A secretária Vandecy Silva Dutra agradeceu os esforços de toda equipe da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi). “Agradeço ao ótimo trabalho desempenhado pela nossa equipe, todos estão de parabéns por proporcionar o melhor para os nossos alunos”, finalizou a secretária, que durante esta semana, visitará, acompanhada de sua equipe, as escolas e centros municipais.
ESCOLAS ESTADUAIS
No Instituto Estadual de Educação Dr. Caetano Munhoz da Rocha, um dos colégios mais tradicionais em Paranaguá, as aulas também começaram ontem, 19, com 90% de presença no período da tarde. O Colégio Estadual Roque Vernalha também teve boa adesão dos 400 alunos no primeiro dia de aula. No período da manhã, por exemplo, apenas quatro alunos faltaram.
Segundo a Agência Estadual de Notícias, 80% das escolas no Paraná estão em reforma. Foram investidos R$ 218 milhões em obras de infraestrutura em toda e rede de ensino. As unidades são beneficiadas por programas como o Escola 1000, Renova Escola, Mãos Amigas e Reparo Rápido.
Entre os preparativos para a volta às aulas da rede estadual também está o recebimento dos alimentos da merenda. Em todo o Estado, são 1,1 milhão de refeições, entre produtos não perecíveis, alimentos congelados (carnes e peixes) e os alimentos da Agricultura Familiar.
TRÂNSITO
A Secretaria Municipal de Segurança, por meio da equipe de Educação para o Trânsito de Paranaguá realizou campanha para atender ao fluxo intenso de veículos gerado com a volta às aulas. Desde o início do mês, a equipe tem distribuído folders informativos realizando orientação sobre segurança no trânsito escolar e exposição de faixas educativas visando maior segurança no entorno das escolas.
“É uma oportunidade de conversar com os pais, responsáveis pelos alunos, com as crianças e os condutores que transitam por essas áreas. Reforçar a direção defensiva, a importância de estar atento ao que acontece no entorno e, especialmente, respeitar as leis de trânsito”, salienta a superintendente municipal de Trânsito, Izabelita Dalotto.
Durante todo o dia de ontem, 19, os guardas estiveram nas proximidades da Escola Municipal Aníbal Ribeiro Filho, na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto. Hoje, na terça-feira, 20, as equipes estarão em frente ao Complexo Educacional Parque Awaji.
Amanhã, quarta-feira, 21, será a vez da Escola Municipal Professora Rosiclair Silva Costa (Caic) e, na quinta-feira, 22, na Escola Municipal Luiz Vaz de Camões.
As orientações são para que os alunos e pais atravessem na faixa de pedestres e aos motoristas para que não estacionem em área proibida, em cima da faixa de pedestres, sobre a obrigatoriedade do uso de cinto de segurança e cadeirinha para as crianças.
“A equipe da Seção de Educação para o Trânsito é bastante ativa e vem fazendo um bom trabalho de conscientização. Esperamos que as pessoas tenham esse cuidado ao passar em frente às escolas e tomem muita atenção porque com o início das aulas, o número de crianças, especialmente nos horários de entrada e saída, é muito grande e exige atenção redobrada dos condutores”, concluiu Izabelita Dalotto.
Foto: Prefeitura de Paranaguá