A Escola Estadual Roque Vernalha é uma das instituições de ensino no litoral com maiores índices de participação dos estudantes nas aulas on-line. Mais de 90% dos alunos estão marcando presença diariamente nos Google Classroom.
O diretor da escola, Bruno dos Santos Rueda, conta que foi preciso aprimorar o uso da tecnologia para que o processo de ensino-aprendizagem fosse efetivo. Neste sentido, ele destaca o comprometimento dos professores e das pedagogas, tornando as aulas virtuais mais instigantes e propondo novos métodos de avaliação.
“Contamos também com o trabalho da secretaria da escola, que desde o começo da nova modalidade realizava busca ativa pelos estudantes, levantando a real situação de cada um”, explica. Nas buscas, era verificado se o aluno possuía dispositivo para acessar as plataformas, se tinha acesso à Internet ou se tinha alguma dificuldade de entendimento das plataformas.
Para sanar as dificuldades encontradas no início do processo, em maio, a escola ofertou, por duas vezes, a oficina “Primeiro Acesso”, em que o diretor, no pátio da escola, explicava como era o acesso às plataformas que contemplavam a modalidade de ensino a distância no Paraná (Aula Paraná e Google Classroom).
A direção ressalta, ainda, que, no decorrer dos meses, a equipe pedagógica sempre entrou em contato com os responsáveis e com os estudantes, para saber sobre o andamento das atividades. Esse contato fortaleceu mais o vínculo entre a família e a escola.
Ao longo dos últimos quatro meses, muitas dificuldades foram superadas. “São os casos em que a família não acompanha a vida escolar do estudante, sendo ele com acesso à Internet. Os estudantes que não têm acesso podem retirar as atividades impressas quinzenalmente na secretaria da escola e devolver na quinzena posterior, isso acarreta atrasos na entrega de atividades ou até a ausência do estudante na plataforma, o que ocasiona um número alto de faltas”, ressalta. A entrega das atividades é no mesmo dia da entrega do kit merenda, ofertado às famílias dos estudantes beneficiados pelo programa Bolsa Família do Governo Federal.
A direção também ressalta o envolvimento entre os professores e a equipe pedagógica. “Acontece naturalmente e é constante, através de contato via WhatsApp e reuniões quinzenais, via Meet, seja com a direção, com a tutora, e também ocorre semanalmente a Hora Atividade Pedagógica, que é feita por área de conhecimento, mediada pela pedagoga. O planejamento e o monitoramento da organização do trabalho pedagógico aperfeiçoam e oportunizam a aprendizagem, tudo baseado no objetivo maior da educação que é o bem comum dos nossos estudantes”, finaliza o diretor.