A Escola Estadual Faria Sobrinho vem atingindo a média de 95% de índice de participação dos alunos nas aulas remotas. Os números estão entre os mais altos do Núcleo Regional, o qual abrange todo o litoral.
A direção do estabelecimento acredita que as aulas remotas vieram para ficar. “Em vários cursos e palestras estamos percebendo que esses são os novos tempos. Nós todos estamos nos adaptando sem perder a qualidade no ensino. Negar as novas formas de educação é negar os novos tempos, o passado não volta, porém a qualidade quem dá é o professor, a equipe e a gestão”, define a diretora do estabelecimento de ensino, Liliana Kffuri.
No Faria Sobrinho, todos os professores aderiram às aulas pelo Meet que são ao vivo com os professores. A equipe pedagógica ressalta que as aulas estão sendo bem produtivas e, ao mesmo tempo, melhorando a relação entre professores, alunos, família e o conhecimento.
“Superamos nossa meta inicial de estar com 90% dos alunos no Classroom, pois estamos trabalhando muito para manter. Não é fácil, pois exige muito trabalho da gestão e equipe pedagógica, professores e funcionários. É importante a presença dos pais nesse momento porque os alunos podem omitir que estão fazendo atividades”, explica a direção.
Houve uma pequena redução no índice de participação dos alunos após o retorno do recesso, mas, de acordo com a diretora, a escola está criando novas ferramentas para atrair os alunos para o Classroom. A escola possui 465 alunos e realiza por semana, em média, 43 aulas pelo Meet, totalizando 42 horas e 7 minutos de interação dos alunos e seus professores.
Quatrocentos e onze estudantes estão fazendo as atividades on-line e 50 estão recebendo as atividades impressas. No total, são 14 grupos de WhatsApp das salas.
“Precisamos ainda de um fator primordial que é a participação dos pais, para que estejam sempre atentos às atividades dos filhos. Não vou abrir mão de uma educação pública de qualidade, nossos alunos merecem e, acima de tudo, por mais dificuldade que existam, quem pode fazer a diferença é aquele profissional que ama e acredita no que faz”, finaliza a diretora.