A Escola Municipal Eva T. A. Cavani, que atende alunos com deficiência em Paranaguá, lançará o projeto “Eva Cavani garantindo seus direitos”. O lançamento oficial da iniciativa acontece no dia 4 de dezembro, quarta-feira. A ideia consiste em dar suporte às famílias dos estudantes atendidos, garantindo seus direitos. A instituição de ensino atende 265 alunos, atualmente.
A diretora da Escola Eva Cavani, Patrícia Martins da Graça, disse que o projeto é pioneiro e foi pensado junto com a equipe gestora e equipe APMF (Associação de Pais, Mestres e Funcionários). Segunda ela, haverá profissionais de diversas áreas para orientar as famílias.
“Teremos o assessoramento da nossa psicóloga Maria Moraes, da nossa assistente social, Verônica Ramos e da nova integrante da APMF, a advogada Fernanda Carolini de Paula da Silva”, afirmou a diretora. Maria Moraes é psicóloga aplicadora do ABA pela Academia do Autismo e pós-graduanda em neuropsicologia; e Verônica Amorim é assistente social, especialista em questão social.
O projeto surgiu da necessidade dos pais em regularizar a documentação de seus filhos. Com a iniciativa, a informação sobre os direitos dos estudantes com deficiência chegará àqueles que mais importam e precisam.
O primeiro encontro no dia 4 de dezembro acontece das 8h às 10h e das 14h às 16h. Haverá uma apresentação sobre o significado de cada benefício e será realizada a divulgação da carteirinha PCD dos alunos, que será implantada em 2025.
“Essa é uma oportunidade de conhecer seus direitos e deveres. O conhecimento nos leva além do que podemos enxergar!”, enfatizou a diretora.
Projeto segue em 2025
O projeto “Eva Cavani garantindo seus direitos” já tem dois eventos programados para 2025. O primeiro acontecerá na semana de 27 a 31 de janeiro e o segundo, de 4 a 8 de agosto, das 8h às 16h.