Viver em sociedade, saber repartir e respeitar o próximo são as metas de trabalho das turmas de Educação Infantil da unidade do Sesc de Paranaguá. São 59 crianças com idades de 3 a 5 anos matriculadas nos períodos da manhã e tarde.
Trata-se da primeira etapa da vida escolar, que é a base para os próximos anos. É ali que surge o primeiro contato com o ambiente escolar, onde as crianças trocam as experiências e aprendem a viver em grupo.
Jayne Silva e Matheus Garcia são os pais da pequena Ana Júlia da Silva Garcia Lacerda, de 4 anos. Ela está matriculada desde o mês de março na educação infantil do Sesc. Os pais destacam que em seis meses a menina melhorou em vários sentidos.
Os pais de Ana Julia perceberam sua evolução nos últimos seis meses
“Ela era mais fechada e hoje quando vamos ao parquinho procura outras crianças para brincar. Ela mudou bastante em pouco tempo e hoje tem como passatempo atividades para colorir. Está sendo alfabetizada e já sabe escrever algumas letras, o nome dela e de algumas pessoas. Já reconhece os números. Sabe dividir as coisas com outras crianças”, contou a mãe da menina.
Crianças também aprendem as primeiras noções sobre a Terra
A pedagoga Vandreia Braga destaca que a educação infantil é a primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança.
“Nós trabalhamos os aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais, complementando a ação da família e da comunidade. Neste sentido, realizamos a semana da família da escola, quando os pais têm a oportunidade de vivenciar junto com seus filhos todo processo de aprendizagem. Neste ano, as crianças tiveram contato com a culinária, contação de histórias, noções de astronomia com observação do espaço e também fizemos uma visita ao Corpo de Bombeiros. Lá na corporação todos tiveram uma noção real sobre a importância da profissão”, ressalta a pedagoga.
No dia da família na escola todos tiveram aula de culinária
Todo processo visa a preparar a criança para a alfabetização com a finalidade de que ela ingresse no primeiro ano do Ensino Fundamental sabendo ler e escrever e, acima de tudo, saiba viver em sociedade para que tenha uma vida mais harmoniosa. Desenvolvendo a autonomia ela pode se tornar mais crítica e criativa.
“A Educação Infantil até algum tempo atrás era vista como um local apenas para acolher as crianças que não tinham com quem ficar em casa. Hoje, com a evolução das políticas educacionais, a figura do professor se tornou fundamental para o início da formação da criança na vida escolar. Nessa fase, as crianças aprendem de forma lúdica os valores humanos como respeito e confiança. A participação dos pais é fundamental nesse processo”, aponta a pedagoga.
As crianças visitaram o corpo de bombeiros e aprenderam sobre a profissão
“O Sesc é a melhor escola que minha filha poderia estudar, sem contar as professoras maravilhosas que tratam nossos filhos com todo amor e carinho”, agradece Jayne, como reconhecimento pelo trabalho e dedicação das professoras da Educação Infantil.
As crianças também recebem as primeiras noções sobre o trânsito