Connect with us

Educação

Colégio Vidal Vanhoni combate a evasão e se destaca na qualidade de ensino

Colégio reconquistou a confiança da comunidade, devolvendo a esperança de alcançar uma educação pública de qualidade

Publicado

em

O Colégio Estadual Vidal Vanhoni, localizado no Jardim Eldorado, possui 876 alunos e obteve a maior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Paranaguá. O colégio obteve média 5,7, sendo que a nota projeta era 5,2, ou seja, superou o objetivo.

De acordo com a diretora Carla Renata Telles de Abreu, quando assumiu o colégio, o desafio era muito maior que alcançar a maior nota no IDEB. “Nossa escola estava em processo de cessação, nem para o sexto ano nós tínhamos alunos. Precisávamos conquistar a confiança da comunidade, combater a evasão escolar, diminuir o índice de reprovação e devolver a todos a esperança de alcançar uma educação pública de qualidade”, explica.

O primeiro passo foi a elaboração de um Plano de Ação eficiente através de uma gestão democrática ouvindo os pais, alunos, professores e funcionários. “Fortalecemos, desta forma, o trabalho coletivo, criando uma rotina com metas e frentes de ação bem estruturadas, que alcançaram os objetivos propostos no nosso Plano de Ação”, ressalta.

Qualidade de ensino na educação básica estadual é a mais elevada em Paranaguá

“Conquistamos famílias, tornando-as mais presentes e atuantes, professores motivados dando o seu melhor, funcionários envolvidos e comprometidos em transformar a escola. Não fazemos nada sozinhos, mas o ponto principal das nossas conquistas, foi envolver todos neste desafio. Como resultado de toda essa história que iniciou em 2016, houve o crescimento na nota do IDEB”, aponta a direção.

A diretora do colégio explica, ainda, que existem muitos desafios pela frente. “Alcançar a nota do IDEB é uma honra para nós, porém agora também cresce nossa responsabilidade, que não é um trabalho fácil, é muito complexo, ainda mais neste momento que estamos vivendo. Estamos com um ritmo de trabalho bem mais puxado, continuamos ouvindo as expectativas da nossa comunidade escolar, tendo um olhar atento aos pontos de atenção da nossa escola, participando das aulas on-line, visitando os ambientes de aprendizagem, sempre dando feedback aos professores, ligando aos pais dos alunos que não estão cumprindo com suas obrigações escolares, assim como era no presencial. Implantamos o plantão pedagógico na escola para atendimento presencial e pelo WhatsApp, os telefones da direção estão no Facebook para facilitar a comunicação. Estamos trabalhando incansavelmente para dar atendimento e suporte de qualidade, da mesma forma que fazíamos antes do isolamento social”, finaliza.