Educação

Colégio Faria Sobrinho inicia reforma do prédio

Comunidade escolar ajudou a definir os reparos mais urgentes

O programa Escola 1000, que destinou R$100 mil a mil escolas do Paraná, tem ajudado diversas unidades a reformar a sua estrutura e oferecer um local mais agradável aos alunos na volta às aulas. Algumas escolas de Paranaguá já iniciaram os serviços de manutenção e, nesta semana, foi a vez da Escola Estadual Faria Sobrinho receber as equipes que farão os reparos necessários.

De acordo com a Agência Estadual de Notícias, o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), já autorizou projetos enviados por 368 unidades atendidas pelo Escola 1000. Todas as intervenções aplicadas nas escolas foram elencadas com a participação da comunidade escolar a fim de saber quais eram as prioridades de cada prédio.

A diretora do Colégio Estadual Faria Sobrinho, Liliana Kffuri, disse que o processo foi democrático e ajudou a definir melhor o que precisava passar pela reforma. As condições do telhado e as infiltrações foram citadas como os pontos mais críticos e, desta forma, precisavam de uma atenção maior. “Fizemos um chamamento público com a comunidade e estabelecemos as prioridades, entre elas o telhado, que está causando infiltrações, porque a calha não está dando conta da vazão de água. Por isso, as calhas serão trocadas, vai ser observado se tem alguma madeira podre para ser trocada em todo o telhado. Temos infiltrações gravíssimas, por ser prédio histórico não dá para deixar o problema por muito tempo, porque depois para arrumar é muito mais difícil”, contou.

 

foto%203(6)
A diretora da instituição, Liliana Kffuri, ressaltou que, devido às obras, cerca de 500 crianças retornam às salas de aula no dia 31 de julho

 

As obras na Escola Faria Sobrinho incluem também um encanamento a gás para oferecer mais segurança aos alunos e a reforma do calçamento na lateral da escola. “Quando a engenheira nos deu o orçamento, ficamos bastante felizes, pois vai dar para fazer bastante coisa. É lógico que a escola precisa de muito mais coisa, mas este já é o início. Todo mundo gosta de estar em um local com qualidade, a maior parte do tempo a gente passa na escola, e um ambiente mais agradável faz toda a diferença”, afirmou Liliana.

RETORNO DAS FÉRIAS

Para que a reforma não atrapalhe a rotina da escola, a data de retorno das férias após as férias escolares ficou definida para o dia 31 de julho, enquanto as outras unidades da rede estadual voltam no dia 26. “Priorizamos que as obras começassem no período de férias, até mesmo para que se evitasse o contato das crianças com o pó”, acrescentou a diretora. Este período de recesso está sendo aproveitado pela escola para também fazer uma limpeza geral e reorganizar o almoxarifado.

As melhorias na escola Faria Sobrinho devem ser entregues no fim da próxima semana. Para isso, a empresa contratada irá trabalhar também no fim de semana.

Você também poderá gostar

Colégio Faria Sobrinho inicia reforma do prédio

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.