Educação

Colégio Estadual José Bonifácio terá mais turmas em horário integral em 2024

Está aberto o prazo para matrículas e rematrículas para o Ensino Fundamental e Médio

17d2k0s

No próximo ano letivo, o Colégio Estadual José Bonifácio, em Paranaguá, terá quase a totalidade de suas turmas em período integral, desde o 6.º ano do Ensino Fundamental até o 2.º ano do Ensino Médio. As matrículas e rematrículas podem ser realizadas de forma online até essa sexta-feira, 17, ou após esse período presencialmente na escola. A diretora, Rosana Maria Figueiredo Ramires, contou como vai funcionar o ensino integral para as turmas do fundamental e médio e como a instituição se adaptou para atender os alunos nesse formato.

Segundo ela, o colégio sempre foi conhecido pelo ensino regular e técnico e hoje, a estrutura da escola mudou. “Temos cursos técnicos no integral. A partir do ano de 2025 o colégio irá funcionar somente nos períodos da manhã e tarde, somente no integral. Algumas turmas ainda sairão ao meio dia, que são aquelas que estão terminando e, a medida que essas forem saindo, entra somente alunos no integral”, afirmou Rosana.

O ensino integral no colégio será realizado por meio de salas temáticas, modelo pelo qual o aluno se dirige até a sala. “A escola teve que se transformar, essas salas têm uma distribuição diferente das carteiras, pois o aluno do integral só trabalha em grupo ou em dupla. As salas foram ambientadas de acordo com a disciplina, divididas pelas áreas de conhecimento”, disse Rosana.

bmpstn
“Temos uma estrutura muito boa para atender o integral. A meta do governo é ter 60% das escolas no Estado no ensino integral ou cívico militar até 2025”, afirmou a diretora Rosana Maria Figueiredo Ramires

A diretora destaca que a responsabilidade de ficar o dia todo com os estudantes aumentou, já que o horário passa a ser das 7h30 às 16h55, mas que a escola se preparou para essa nova fase. “Eles fazem todas as refeições na escola, são cinco merendas diárias. Eles têm as disciplinas diversificadas, a grade curricular do integral é diferente, trabalha não só o aprendizado, mas também o aluno como cidadão. Trabalhamos com eles empreendedorismo, mentoria, protagonismo, artes, robótica, jiu jitsu, aula de música, estudo orientado, práticas experimentais no laboratório, jogos digitais”, contou a diretora.

As mudanças envolveram as salas de aula, o ensino, o aumento no número de professores e merendeiras, entre outros. Neste ano letivo de 2023, o colégio tem 252 alunos no integral e, no próximo ano, esse número será maior. 

O ensino integral no colégio será realizado por meio de salas temáticas, modelo pelo qual o aluno se dirige até a sala

A novidade para os pais do ensino fundamental foi recebida de forma positiva, segundo a diretora. No ensino médio ainda há um pouco de resistência. “É difícil ter um convencimento desses alunos de ficar o dia todo na escola, mas como a gente tem cursos técnicos integrais de Desenvolvimento de Sistemas, Marketing Digital e Administração, temos estrutura para atender todos esses cursos e esses alunos”, afirmou Rosana.

O Colégio José Bonifácio também tem se tornado referência na educação especial. Hoje, a escola tem cerca de 30 alunos autistas atendidos pela equipe de educadores e duas coordenadoras na área.

Você também poderá gostar

Colégio Estadual José Bonifácio terá mais turmas em horário integral em 2024

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Colégio Estadual José Bonifácio terá mais turmas em horário integral em 2024

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.