Os alunos da Rede Municipal de Ensino ganharam um importante espaço da Prefeitura de Paranaguá. Na tarde de quarta-feira, 29, foi inaugurado, no centro da cidade, o Centro de Municipal de Avaliação Especializada (CMAE), com fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, psicóloga e psiquiatra.
O espaço vai facilitar os encaminhamentos realizados nas escolas sempre que a equipe pedagógica notar uma dificuldade na aprendizagem. O CMAE irá atender crianças matriculadas na rede que sejam autistas, possuírem déficit de atenção, com algum tipo de deficiência, entre outros problemas que precisam de acompanhamento para garantir um melhor desenvolvimento intelectual.
Espaço conta com salas para atendimento com psicólogo, terapeuta ocupacional, fonoaudióloga e psiquiatra
O prefeito Marcelo Roque completou, ontem, 44 anos e disse que o presente é para a cidade, que hoje poderá atender de maneira mais abrangente e dedicada os alunos da rede municipal.
“Eu queria que este presente no dia do meu aniversário fosse para Paranaguá, porque só quem sofreu na pele sabe bem o que é ter um diagnóstico tardio e eu passei isso dentro da minha casa com meu filho até um neurologista diagnosticar que ele estava com dislexia. Por isso, gostaria de agradecer a todos e dizer que muitas outras coisas boas virão pela frente”, declarou o prefeito.
Prefeito Marcelo Roque comemorou o aniversário ontem e destacou que o presente é para o município de Paranaguá
O vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, Arnaldo Maranhão, enfatizou que a iniciativa é de grande valia ao município. “A partir de hoje temos um local para inclusão, acolhimento, com afeto e carinho. Só me resta demonstrar a minha felicidade enquanto vice-prefeito, pois todo mundo está vendo que a cidade está mudando, que é uma administração popular. Essa casa representa a aproximação com aquele que pensa que está excluído”, ressaltou Maranhão.
CONQUISTA PARA A EDUCAÇÃO
A secretária municipal de Educação, Vandecy Dutra, afirmou que o CMAE começa a funcionar já na quinta-feira, 30.
“Os encaminhamentos ocorrem com a demanda das escolas, por isso os pais não precisam procurar o centro. Os nossos profissionais entram em contato com a escola, agendam e falam com a família. No decorrer do ano que vem ainda vamos inserir mais profissionais, de acordo com a necessidade”, explicou.
O imóvel para implantação do CMAE foi escolhido na região central da cidade para facilitar o acesso dos pais e dos filhos ao atendimento. “Isso foi primordial para a escolha do prédio, pois muitas mães dependem do vale-transporte, por isso tinha que ser um local que garantisse o acompanhamento pontual e esse foi excelente”, destacou Vandecy.
Secretária Municipal de Educação, Vandecy Dutra, destacou a importância dessa conquista às famílias que aguardam um diagnóstico para seus filhos
Hoje, há aproximadamente 700 alunos da rede municipal de ensino com algum tipo de deficiência e distúrbio de aprendizagem e outros 260 que aguardam diagnóstico.
“Eu sou professora do ensino especial e sei o quanto uma família sofre para conseguir isso, por isso era uma questão de honra e com o apoio do secretário de saúde e do prefeito, nós conseguimos”, lembrou a secretária de Educação. Os professores também serão beneficiados com o novo espaço.
Segundo Vandecy, 40 professores estão afastados por problemas de saúde, sendo 74% por apresentarem problemas psicológicos.
O secretário municipal de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira, lembrou que o centro é a realização de um sonho, discutido sempre com muita disposição entre as secretarias.
“Na primeira semana de gestão, na primeira reunião que tivemos entre as secretarias de Saúde e Educação, a Vandecy já tinha esse sonho, que veio ao encontro de outros que tínhamos na saúde e, desde então, começamos a planejar para chegar neste dia”, frisou. Além disso, Paulo também agradeceu a todos que colaboraram para a entrega deste atendimento diferenciado na cidade.