conecte-se conosco

Educação

Centro de Estudos do Mar comemora 40 anos de atuação no litoral

Campus da UFPR oferta cinco cursos de graduação em Pontal do Paraná

Publicado

em

Foto: Divulgação/Darci Piana

O Centro de Estudos do Mar, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), localizado em Pontal do Paraná, completou 40 anos de existência. A data foi marcada por uma série de eventos e uma cerimônia oficial realizada na segunda-feira, 21, com a presença do vice-governador do Paraná, Darci Piana.

O campus oferta cinco cursos de graduação, o Programa de Pós-Graduação em Sistemas Costeiros e Oceânicos e um curso de especialização em Educação Ambiental Marinho e Costeira. São 63 professores e 34 servidores técnicos trabalhando no local e uma comunidade de cerca de 650 alunos.

Cerimônia oficial foi realizada na segunda-feira, 21, com a presença do vice-governador do Paraná, Darci Piana
Foto: Divulgação/Darci Piana

“Na manhã desta segunda-feira, participei da solenidade em comemoração aos 40 anos do Campus de Pontal do Paraná – Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pude externar minha satisfação, como egresso da UFPR e grande incentivador das coisas de nosso litoral, de testemunhar a consolidação do campus como referência em ensino, pesquisa e extensão, formando profissionais qualificados e também realizando pesquisas científicas e atividades de grande relevância para a comunidade local e para o mundo”, declarou o vice-governador.

Ele também parabenizou a atual reitoria da universidade.

“Ao reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, à vice-reitora, Graciela Bolzon de Muniz, ao prefeito Rudão, de Pontal, a toda a comunidade acadêmica da UFPR e a toda a população de Pontal do Paraná, meus reiterados parabéns pelos 40 anos desse excelente campus universitário”, ressaltou Piana.

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, afirmou que o CEM é um espaço de atividades de ensino, pesquisa e extensão, referência em preservação ambiental, no desenvolvimento econômico da comunidade local, com resultados relevantes para a ciência nacional e mundial. “Um orgulho para o litoral do Estado do Paraná e para a UFPR”, salientou Fonseca.

Ensino, pesquisa e extensão

O CEM foi criado em 1982 por decisão do Conselho Universitário (COUN), com sede em Pontal do Paraná, no litoral do Estado
Foto: Divulgação CEM

O CEM oferta cinco cursos de graduação: Licenciaturas em Ciências Exatas, Engenharia Civil (com nota 5 no ENADE é considerado o melhor curso de engenharia Civil do Brasil), Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Aquicultura e Oceanografia, todos com boas avaliações pelo Ministério da Educação e Enade.

O campus oferta mestrado e doutorado em Sistemas Costeiros e Oceânicos, com nota 5 na Capes, e um curso de especialização em Educação Ambiental Marinho e Costeira. O Programa de Pós-Graduação em Sistemas Costeiros e Oceânicos (PGSISCO) desenvolve pesquisas científicas como o uso de drones para avaliação de qualidade ambiental, introdução e hidrocarbonetos do petróleo em manguezais de Paranaguá, implementação de sistema assistencial à derrames de óleo no mar, entre outros.

As atividades de extensão desenvolvidas no campus impactam positivamente a comunidade litorânea. Há projetos de engenharia ambiental e sanitária nas escolas do litoral, manutenção de iscas-vivas no Centro Comunitário de Desenvolvimento da Artesanal de Ponta do Sul, otimização do processo de pesca de crustáceos na comunidade de São Miguel, projeto de arquitetura sustentável, entre outros.

História

O CEM foi criado em 1982 por decisão do Conselho Universitário (COUN), com sede em Pontal do Paraná, no litoral do Estado. Antes dessa data, era chamado de Centro de Biologia Marinha, com um núcleo de pesquisadores e alguns laboratórios, vinculados ao Setor de Ciências Biológicas. Antes de ter sede própria no litoral, o centro ainda funcionou no Setor de Ciências Agrárias.

Estrutura 

A sede em Pontal do Sul tem um prédio de 2 mil metros quadrados, com laboratórios, biblioteca, auditório e salas. A unidade de Mirassol conta com salas de aula, de professores, laboratórios e biblioteca. O CEM também possui pequenas embarcações e dois barcos de médio porte, usados nos projetos de ensino, pesquisa e extensão.

O diretor do CEM, professor Talal Suleiman Mahmoud, explicou que a UFPR trabalha para atualizar o campus em tecnologia e em espaços físicos. “Temos uma obra em processo final de projetos que trará uma revitalização ao Campus de Pontal do Sul, uma atualização cadastral da unidade de Mirassol, que está sendo feita junto ao município de Pontal do Paraná. Essa somatória de esforços trará avanço em futuros investimentos”, avalia.

Com informações do CEM