Na sexta-feira, 26, a Prefeitura de Antonina realizará a segunda ação em 2024 do projeto “Trilhos do Conhecimento”, realizada em uma parceria entre município e Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). Ao todo, 300 alunos irão participar da visita que realiza um dia de passeio de trem com as crianças da rede municipal de ensino, sendo recebidas pela equipe da ABPF no período da manhã e da tarde.
Até agora, dois passeios foram realizados neste ano por estudantes que recebem conhecimento histórico e cultural em aulas de campo. O primeiro ocorreu em 12 de abril. “Serão aproximadamente 300 estudantes que irão vivenciar essa experiência, uma oportunidade única de mergulhar nas histórias de nossa cidade”, completa a assessoria.
“Durante esses passeios, o processo de ensino e aprendizagem será enriquecido com experiências práticas e imersivas, permitindo que os alunos absorvam conhecimentos de forma dinâmica e interativa, promovendo uma educação significativa e memorável para cada um dos nossos estudantes”, informa a Prefeitura. A equipe da ABPF estará recebendo os estudantes das escolas municipais às 9h e 14h. Para participar, estudantes devem acompanhar a programação junto à escola.
“O passeio na Maria Fumaça até a cidade de Morretes é um momento contagiante para todos, além dos alunos, o passeio inclui toda equipe pedagógica que participa dando o apoio necessário, junto a equipe da ABPF”, salienta a Prefeitura de Antonina.
De acordo com o Trem Caiçara, responsável pelo trem turístico entre Curitiba e o litoral do Paraná, o projeto “Trilhos do Conhecimento” é uma parceria entre ABPF Regional Sul e Trem Caiçara, sendo realizado através do Passeio Turístico Trem Caiçara. “O trajeto é percorrido entre as cidades de Antonina e Morretes, passa em meio à Mata Atlântica, por pontes, chácaras e manguezais com duração aproximadamente de 1h15min. Uma viagem recheada de conhecimento entre as cidades históricas do litoral paranaense”, acrescenta a assessoria. “Esta é uma experiência particularmente importante para estudantes, que oferece a oportunidade de aprender história e cultura fora do ambiente de sala de aula”, finaliza a Prefeitura de Antonina.
Com informações da Prefeitura de Antonina