No próximo ano letivo, o Colégio Estadual José Bonifácio, em Paranaguá, terá quase a totalidade de suas turmas em período integral, desde o 6.º ano do Ensino Fundamental até o 2.º ano do Ensino Médio. As matrículas e rematrículas podem ser realizadas de forma online até essa sexta-feira, 17, ou após esse período presencialmente na escola. A diretora, Rosana Maria Figueiredo Ramires, contou como vai funcionar o ensino integral para as turmas do fundamental e médio e como a instituição se adaptou para atender os alunos nesse formato.
Segundo ela, o colégio sempre foi conhecido pelo ensino regular e técnico e hoje, a estrutura da escola mudou. “Temos cursos técnicos no integral. A partir do ano de 2025 o colégio irá funcionar somente nos períodos da manhã e tarde, somente no integral. Algumas turmas ainda sairão ao meio dia, que são aquelas que estão terminando e, a medida que essas forem saindo, entra somente alunos no integral”, afirmou Rosana.
O ensino integral no colégio será realizado por meio de salas temáticas, modelo pelo qual o aluno se dirige até a sala. “A escola teve que se transformar, essas salas têm uma distribuição diferente das carteiras, pois o aluno do integral só trabalha em grupo ou em dupla. As salas foram ambientadas de acordo com a disciplina, divididas pelas áreas de conhecimento”, disse Rosana.
A diretora destaca que a responsabilidade de ficar o dia todo com os estudantes aumentou, já que o horário passa a ser das 7h30 às 16h55, mas que a escola se preparou para essa nova fase. “Eles fazem todas as refeições na escola, são cinco merendas diárias. Eles têm as disciplinas diversificadas, a grade curricular do integral é diferente, trabalha não só o aprendizado, mas também o aluno como cidadão. Trabalhamos com eles empreendedorismo, mentoria, protagonismo, artes, robótica, jiu jitsu, aula de música, estudo orientado, práticas experimentais no laboratório, jogos digitais”, contou a diretora.
As mudanças envolveram as salas de aula, o ensino, o aumento no número de professores e merendeiras, entre outros. Neste ano letivo de 2023, o colégio tem 252 alunos no integral e, no próximo ano, esse número será maior.
A novidade para os pais do ensino fundamental foi recebida de forma positiva, segundo a diretora. No ensino médio ainda há um pouco de resistência. “É difícil ter um convencimento desses alunos de ficar o dia todo na escola, mas como a gente tem cursos técnicos integrais de Desenvolvimento de Sistemas, Marketing Digital e Administração, temos estrutura para atender todos esses cursos e esses alunos”, afirmou Rosana.
O Colégio José Bonifácio também tem se tornado referência na educação especial. Hoje, a escola tem cerca de 30 alunos autistas atendidos pela equipe de educadores e duas coordenadoras na área.