De 21 a 25 de novembro foi entregue a carta-matrícula aos estudantes do 5.º e 9.º ano do Ensino Fundamental das redes municipal e estadual de ensino. Os pais que desejam matricular o seu filho em outra escola para o ano letivo de 2017, precisarão, primeiramente, fazer a matrícula na escola citada na carta e aguardar até o dia 22 de dezembro.
A chefe do Núcleo de Educação de Paranaguá, Selma Camargo Meira, explicou como funciona o processo de matrícula para os alunos que estão terminando o 5.º ou o 9.º ano do Ensino Fundamental. “O documento garante a vaga para aqueles que já estão cursando e para as crianças que estão vindo do Ensino Fundamental do 5.º ano para o 6.º ano. Por isso a carta-matrícula é entregue na rede municipal e estadual. É para as crianças que estão saindo dos anos iniciais do Ensino Fundamental e ingressando nos anos finais, que é a partir do 6.º ano. Além disso, a carta-matrícula também é para os alunos que estão terminando o 9.º ano e estarão ingressando no Ensino Médio no ano que vem”, disse.
Alguns colégios possuem até o 9.º ano, somente, como é o caso, por exemplo, das escolas estaduais Roque Vernalha e Faria Sobrinho em Paranaguá. “Nestes casos, a carta-matrícula é importante para que os alunos possam se matricular em outra escola”, afirmou Selma.
A escola mencionada na carta-matrícula é escolhida após um processo de georreferenciamento. “Identificamos a escola que é mais próxima da residência do aluno. O satélite faz a leitura, diz para nós onde a criança mora, qual a escola mais perto. Por isso, o pai que recebeu a carta deve fazer a matrícula no local indicado”, esclareceu Selma.
MUDANÇA DE ESCOLA
Caso o pai queira matricular o filho em uma escola diferente daquela indicada na carta, será preciso procurar pela escola de interesse no dia 22 de dezembro. “O pai deve comparecer neste dia, às 8h, com os documentos necessários e irá entrar em uma lista de espera, a escola verá se tem vaga, quantas existem e se basear em alguns critérios”, informou a chefe do Núcleo Regional de Educação.
Entre os critérios citado por Selma está a proximidade da casa, se faz parte da faixa etária menor, se a criança já possui irmão na escola almejada e crianças que vêm de escola particular. “Se alguém está na escola particular e quer mudar para escola pública, nós somos obrigados a garantir a vaga, por isso que há prioridade também”, destacou.
CALENDÁRIO
Além dos esclarecimentos sobre as matrículas, Selma ainda lembrou que o calendário escolar encerra em datas diferentes em cada instituição de ensino estadual. “Algumas encerram no dia 23, outras dia 27 de dezembro, depende da escola. Mas, o calendário vai até o dia 30 de dezembro para que possamos fechar o ano letivo de 2016”, frisou.