A Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral de Paranaguá (Semedi), em parceria com a Secretaria Municipal de Inclusão, iniciaram um curso sobre inclusão voltado para os agentes de apoio que atuam nas escolas da cidade. A capacitação “A Escola aprendendo com as diferenças” teve início na segunda-feira, 9, e segue até o dia 31 de janeiro.
“Para investir em uma educação pública de qualidade, é importante investir também na formação da própria equipe que, fundamentalmente, acompanhará o desenvolvimento das ações na rotina escolar, o projeto de fortalecimento da Educação Inclusiva faz abertura das formações de 2023, com o curso”, divulgou a Semedi.
Os Agentes de Apoio iniciaram o curso com os multiplicadores e formadores da equipe da Secretaria Municipal de Inclusão, com o objetivo de abrir espaço para as dúvidas e os desafios encontrados em suas funções.
Temas abordados
Durante os 17 dias de capacitação serão abordados conteúdos como “Primeiros Socorros’, “Inteligência Emocional”, “Suporte e apoio dos Centros Especializados: CMAE e CEMR-TEA”, “Bases neurofisiológicas do Autismo, TDAH, TOD, DI”, “Lei Brasileira da Inclusão”, entre outros temas que serão apresentados por profissionais especializados.
Neste primeiro encontro a Superintendente de Atendimento e Inclusão Irazilda Dalago e a Terapeuta Ocupacional Andressa March realizaram a preparação dos profissionais, visando a promoção da convivência escolar e social inclusiva e afetiva para todos na Rede Municipal de Ensino.
A Secretária de Educação, Tenile Xavier, fez a abertura do encontro e ressaltou a importância do trabalho dos agentes e a relevância da formação para aprofundar os conhecimentos.

Foto: Divulgação/Semedi
“Esses profissionais têm conexão direta com o trabalho escolar, exercem uma função importante no atendimento educacional e inclusivo da nossa Rede de Ensino, a formação que está sendo aplicada irá sanar os questionamentos com profissionais especialistas da área, essa oportunidade irá ajudá-los nas suas atividades básicas do dia a dia escolar, fornecendo uma grande possibilidade para o desenvolvimento de todas as suas competências, assim, as crianças com deficiência poderão aproveitar de forma mais efetiva todo o seu potencial de atuação”, destacou Tenile.
Com informações da Semedi