O futuro da educação pública no litoral paranaense foi o objetivo em um evento que aconteceu na manhã da quinta-feira, 27, em Paranaguá. O encontro reuniu prefeitos, secretários de educação dos municípios do litoral, e especialistas para dois anúncios: O lançamento da publicação do Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Litoral Paranaense – a obra “Sete vozes e um propósito: a jornada de colaboração das redes de ensino e a cultura do litoral paranaense”, o qual traz o panorama dos três primeiros anos de 2022, 2023 e 2024 da constituição do primeiro ADE do Paraná, e a Assinatura do termo de compromisso dos novos prefeitos com o ADE, visando garantir a continuidade e a evolução das políticas educacionais municipais.
A diretora Executiva do Instituto Positivo, Eliziane Gorniak, ressalta que o evento celebra a atuação dos professores, coordenadores pedagógicos e gestores educacionais dos sete municípios do litoral paranaense.

“Há três anos, esse grupo de municípios, esses sete municípios, decidiram que iam participar e integrar de um movimento colaborativo para que a gente potencializasse os resultados de educação, e a partir desse trabalho, muitas práticas pedagógicas e de gestão administrativa vêm sendo implementadas nas secretarias. Então hoje, marcando o início das novas gestões municipais, reunimos todos esses profissionais aqui para que a gente possa firmar um acordo de continuidade a esse trabalho aqui no ADE Litoral Paranaense e também celebrar aqueles educadores que estão fazendo a diferença nas suas escolas junto aos seus alunos”, salienta.
Ela ressalta ainda como surgiu a ideia do lançamento da Obra Sete Vozes e um Propósito: a jornada de colaboração das redes de ensino e a cultura do litoral paranaense, um livro com o propósito de apresentar a trajetória do ADE LP e suas contribuições para o fortalecimento da educação pública na região.
“Amadurecendo a ideia de como é que a gente poderia deixar um legado desse trabalho colaborativo, os secretários de Educação definiram que seria importante a gente construir uma obra, e essa obra está sendo lançada hoje com muito orgulho. É uma obra que conta um pouco da história do litoral paranaense para que outras cidades possam também conhecer, o Brasil todo possam conhecer um pouquinho daqui dessa maravilha que é o nosso litoral, o berço do estado do Paraná. E por fim, a gente traz 117 relatos de boas práticas do que vem sendo feito desse esforço dos nossos educadores para melhorar a educação do litoral”, explicou Gorniak.
Katia Ferreira, Coordenadora de Responsabilidade Social do Instituto Positivo, destaca que cada município tem a sua história, sua população, suas origens e que isto precisa ser respeitado. De acordo com ela, assumir o ADE Paraná é uma grande missão.

“O acolhimento que eu recebi no começo me ajudou muito a entender o que é, e como que o Instituto, através do arranjo, pode contribuir, principalmente com foco na qualidade da educação pública. Então, estou muito feliz e eu percebo que, assim, vocês são muito engajados, fáceis de relacionamento, acolhem bem as pessoas e tem um compromisso realmente com todas as secretarias e escolas com a educação pública, principalmente visando a melhor educação para as crianças e adolescentes do litoral”, conta Katia.
Ela fala ainda sobre como ocorre o funcionamento das demandas na educação apresentadas por cada município. De acordo com ela, é feito um primeiro levantamento pelo grupo como um todo, envolvendo os sete municípios do litoral, os quais são convidados para os encontros de planejamento e cada um pode apresentar a sua realidade.
A secretária Municipal de Educação de Paranaguá, Fabíola Arcega, destaca a importância da cooperação entre os sete municípios do litoral do Paraná.

“O arranjo de desenvolvimento educacional nos faz pensar sobre o termo de cooperação que é possível entre os sete municípios, porque fica claro que em alguns momentos as fragilidades que nós temos no nosso município, pode ser também a solução do vizinho, do município do lado. Então, a facilidade da gente ter esse contato com os sete municípios do litoral nos faz pensar no objetivo que é em comum a todos, que é o atendimento de qualidade a todos os estudantes do nosso litoral”, ressaltou a secretária.
Patrícia Marcomini, vice-prefeita de Pontal do Paraná, esteve representando o prefeito Rudão Gimenez. Na ocasião, ela destacou a importância do evento e parabenizou o lançamento do livro Sete Vozes e um Propósito.

“Todos nós sabemos dos nossos desafios, o literal, com as suas peculiaridades. Estar aqui compreendendo as nossas peculiaridades, levando as nossas demandas para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), entendendo o nosso território, isso é muito importante. Nesse encontro eu não tenho dúvidas que realmente ele vem para fazer com que nós tenhamos o compromisso de uma escola de qualidade. Nós estamos num município em pleno desenvolvimento, num território em pleno desenvolvimento, o litoral tem crescido muito e nós precisamos trocar essas ideias, trocar figurinhas de como nós estamos fazendo isso lá na ponta da escola, quando nós não temos mais onde colocar os alunos que estão chegando no município. Então isso é muito importante. Quero parabenizar também ao livro que será lançado hoje com as boas práticas e tenho certeza que isso também vai ser levado para os nossos municípios e compartilhado com toda a nossa rede municipal”, ressaltou Patrícia.
Para a vice-prefeita e secretária Municipal de Educação de Guaratuba, Evani Justus, a meta é atingir o índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Brasil (IDEB) no município de Guaratuba. Segundo ela, esse é o principal objetivo.

“É uma alegria estar aqui, além de vice-prefeita, eu sou secretária da educação. É um grande desafio, mas eu confio na equipe, nós temos excelentes profissionais. A menina dos meus olhos sempre foi educação, sou professora de formação. Eu tenho certeza que nós vamos trabalhar muito para alcançar essa meta. É um objetivo principal nosso”, afirmou Evani.
Para o prefeito de Guaraqueçaba, Alessandro Carneiro Soares Truchinski, o evento é importante visto que a cidade de Guaraqueçaba está em penúltimo lugar no IDEB.

“A continuação deste convênio é muito importante, porque hoje Guaraqueçaba está em penúltimo lugar no IDEB. Por isso, veio a minha equipe da Secretaria de Educação, toda a equipe pedagógica para esse evento, para que a gente possa continuar essa parceria e adquirir recursos e todos os benefícios que estão na pauta.Também quero agradecer a minha equipe. E confio neles que eles vão tirar Guaraqueçaba desse penúltimo IDEB”, destacou o prefeito.