conecte-se conosco

Educação

12.º Fórum Diocesano propõe discussão sobre educação, família, escola e sociedade

Evento ocorre até quinta-feira, 26, no Teatro Rachel Costa

Publicado

em

Começou na terça-feira, 24, a 12.ª edição do Fórum Diocesano Leão XIII, em Paranaguá. O evento seguirá até quinta-feira, 26, no Teatro Rachel Costa e aborda a educação como tema central. O fórum é uma promoção da Diocese de Paranaguá e organizado pelo Colégio Leão XIII, sendo aberto ao público.

Com o tema “Educar para a Vida e Esperança, um compromisso de todos”, o objetivo é oferecer uma reflexão sobre o tema da Campanha da Fraternidade, que neste ano é sobre a educação. No primeiro dia, o fórum tratou sobre “Educação e Família”, com a participação do professor e psicólogo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), Clóvis Amorim; além de um casal engajado na pastoral familiar, Antonio Carlos Lugnani e Josemary do Rocio Gusso Lugnani; e da palestrante e psicóloga Adriana Potexki. A mediação no primeiro dia foi realizada pela professora Rachel Tavares.

A diretora pedagógica do Colégio Diocesano Leão XIII, Varseli Corrêa Farias, afirmou que a coordenação do evento é realizada pela equipe do colégio e também por integrantes da Pastoral da Educação e pelo bispo Dom Edmar Peron. Segundo ela, os debates estão sendo importantes para discutir com a sociedade.

Varseli Corrêa Farias é a diretora pedagógica do Colégio Diocesano Leão XIII

“Com muita alegria e esperança estamos realizando o 12.º Fórum Diocesano. Depois de dois anos sem ter o evento e com a escola praticamente em sistema remoto, então estávamos com uma expectativa muito grande e acreditamos que os debates estão sendo muito ricos, os palestrantes estão sendo pontuais nas suas falas, principalmente no primeiro dia que abordamos o tema “educação e família”. Já no segundo dia o tema central é “educação e escola” e no terceiro dia “educação e sociedade”. O evento é muito enriquecedor para toda a população parnanguara”, destacou Varseli.

Com a duração de três dias, o evento conta com a presença de autoridades políticas e religiosas, professores, alunos, pais, comunidade escolar e sociedade em geral. A programação está inserida no calendário oficial de Paranaguá.

Bispo Diocesano de Paranaguá, Dom Edmar Peron, participou da abertura do fórum

A diretora pedagógica do Colégio Leão XIII, explicou como é definido o tema de cada edição do Fórum Diocesano. “O tema sempre faz viés com a Campanha da Fraternidade, e neste ano a Campanha tem como tema “Fraternidade e Educação”. Então, o nosso fórum faz essa comunhão de temas e a gente enquanto escola está ligada nisso. No ano que vem, por exemplo, o tema da Campanha da Fraternidade será sobre a fome, então o fórum de 2023 será em torno desta temática”, contou Varseli Corrêa Farias.

A psicóloga Adriana Potexki foi uma das palestrantes do primeiro dia do evento e falou da importância de realizar um fórum para abordar assuntos necessários para a sociedade. “É uma grande missão em um mundo que está tão adoecido, tanto pós-covid como também antes mesmo da Covid-19. Esse período que passamos foi de autoconhecimento e isso faz com que a gente perceba também muitos furos que estavam acontecendo em nossa vida pessoal, em nossos relacionamentos familiares, com os adolescentes e, muitas vezes, as pessoas ficaram sem saber como lidar com essas situações que se agravaram ainda mais. A gente precisa levar a cura, a esperança, a restauração, tanto do indivíduo quanto da família”, observou a psicóloga, que também trouxe reflexões sobre o uso da tecnologia.

O evento é aberto ao público e a programação está inserida no calendário oficial de Paranaguá

Programação

No segundo dia de evento, 25, o tema central será “Educação e Escola”, com a participação do palestrante Prof Dr. César Ribeiro da PUC/PR; da professora Janete Lode, do Núcleo Regional de Educação de Paranaguá; da professora Tenile Xavier, secretária de Educação e Ensino Integral; e do palestrante Eduardo Bacalhau, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A mediação neste dia será do professor e filósofo, Felipe Costa. O vídeo da noite será do Projeto Felicidade e o encerramento será realizado pelo Grupo de Jovens do Santuário de Nossa Senhora do Rocio.

No último dia do evento, dia 26, o tema será “Educação e Sociedade”, com a participação da palestrante e professora Darli, da PUC/PR; da palestrante Arilda Arboleya, professora no Instituto Superior do Litoral do Paraná (Isulpar); e do professor Bruno Gasparini, também do Isulpar. O mediador será o padre Vilmar Serighelli. A apresentação final será de estudantes do Colégio Estadual Alberto Gomes Veiga.

“Reforço o convite para quem participou da primeira noite, também poderá participar dos outros dias. Os debates estão bem interessantes e eu acho que faz parte do interesse de todos, que a gente pense, reflita e traga experiências sobre educação de uma forma geral. No fórum tentamos reunir todos esses vieses da família, escola e sociedade em comum para um bem comum que é a educação de todos”, convidou a diretora pedagógica do Colégio Diocesano Leão XIII, Varseli Corrêa Farias.