Num cenário de pandemia que pode exigir rápida mudança nos planos, Paranaguá vem tomando medidas assertivas no combate à propagação do novo Coronavírus.
Uma destas ações está sendo a imunização dos profissionais de educação. Nesta semana, a vacinação contra a Covid-19 aos profissionais da educação da rede pública chegou a idade dos 20 anos. Com a faixa etária ampliada, ficou garantida a imunização em 100% destes profissionais, sendo a primeira cidade no Brasil a conseguir rapidamente caminhar para esse resultado.
A imunização dos profissionais da Educação Básica no município de Paranaguá foi uma grande conquista.
Com isso, o município de Paranaguá poderá estudar as possibilidades para a retomada das aulas presenciais nos próximos meses.
Vale destacar, que conforme informou a secretária municipal de Educação, Tenile Xavier, ainda não há uma data para o retorno presencial na rede pública municipal. O que já se sabe é que este retorno acontecerá dentro de uma extrema segurança, uma vez que a pasta aguarda o posicionamento da Comissão da Saúde.
Dentro deste planejamento se prevê um retorno híbrido das atividades escolares. No entanto, cada realidade escolar deverá ser analisada, pois as instituições se apresentam em contextos diferenciados.
Vale destacar que desde março de 2020, as aulas da rede municipal, em Paranaguá, estão acontecendo no sistema remoto de ensino, com amplo atendimento aos alunos, pais e responsáveis.
Mas, para potencializar as medidas de biossegurança, faz-se necessário implementar mudanças significativas na rotina escolar, tais como impedir aglomerações comuns, que normalmente ocorrem no cotidiano das unidades educacionais, e adotar medidas de higienização para diminuir os riscos de contaminação.
Diante do exposto e pensando nesse novo momento de pandemia que estamos vivendo, que alterou a forma de nos relacionarmos, ainda se fará necessário continuarmos mantendo todos os protocolos de segurança para que logo possamos retornar ao normal.