O Natal é a época mais importante para o comércio. É nessa época que as vendas ficam aquecidas com a procura de presente pelos consumidores e também pela injeção na economia motivada pelo pagamento do 13.º salário aos trabalhadores.
O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divulgou que o pagamento do 13.º salário tem o potencial de injetar na economia brasileira cerca de R$ 249,8 bilhões em 2022. No Paraná, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) realiza, até hoje, dia 18, a Semana de Preparação para Vendas de Natal. Unidades do Sesc e Senac em todo o Estado realizam ações como workshops e oficinas gratuitas, além de feiras de empregabilidade, para capacitar o comércio para a data.
Em Paranaguá foi realizado um treinamento na manhã de quinta-feira, 17, voltado para o encantamento do cliente, no Sesc; e, o Senac oferecerá uma oficina de Bolachas Natalinas para o público local gratuitamente.
Essa época também tem se tornado significativa pela divulgação da Black Friday, dia destinado a promoções pelas lojas geralmente realizada no fim de novembro. Incorporada ao calendário do varejo nacional em 2010, já é a quinta data mais importante para o setor, ficando atrás do Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Pais. Entre os entrevistados ouvidos para uma pesquisa da Fecomércio PR, 17,8% disseram adiantar as compras de Natal durante a Black Friday.
Portanto, procurar capacitar os colaboradores do comércio para esses últimos meses do ano é fundamental para as vendas. E isso deve acontecer por meio de um bom atendimento e receptividade. Essa movimentação é uma oportunidade de os consumidores conhecerem mais o comércio local e este, por sua vez, fidelizar o cliente para fortalecer as vendas também em outras épocas do ano.