Na sexta-feira, 25, mais 7,3 mil doses de vacinas contra a Covid-19 foram repassadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ao litoral após recebimento do lote enviado pelo Ministério da Saúde (MS) ao Paraná. Neste montante, imunizantes CoronaVac e Pfizer, bem como, pela primeira vez, a Janssen, que imuniza apenas com uma dose, foram encaminhados para a região, demonstrando um leque amplo de vacinas para imunizar os cidadãos.
Apesar disso, é importante destacar que não temos um cardápio para que “sommeliers de vacina” possam escolher qual querem tomar. Todo o imunizante oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é eficaz contra o Coronavírus e é segura, algo atestado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e órgãos científicos internacionais. Aliás, sempre foi assim, o SUS sempre ofereceu vacinas contra as mais diversas doenças e nós, brasileiros, tomamos, este é um costume nosso que deve ser mantido. Há pessoas que disparam notícias falsas sobre esta ou aquela vacina, confiando em fontes falsas e desdenhando de autoridades científicas renomadas. É hora de refletir: Quem está certo? A ciência ou o obscurantismo?
Paranaguá mais uma vez reduziu a faixa etária de imunização contra a Covid-19 para pessoas com idade de 27 anos e acima. Esta é uma conquista de toda a população, independente de questão política. É uma vitória do SUS, da ciência, do Poder Público e, acima de tudo, dos parnanguaras que acreditam e seguem acreditando na ciência, indo até a Estação Ferroviária se vacinar, sabendo que este de dose em dose aplicada, mais perto vai chegando a luz no fim do túnel com a superação da pandemia.
Vacina boa é vacina no braço: esta frase foi dita em entrevistas à Folha do Litoral News pelo prefeito Marcelo Roque, bem como é falada por autoridades públicas e pesquisadores científicos no Brasil. A linha de entendimento é clara: temos que tomar o imunizante que nos é ofertado, pois ele é seguro, eficaz e fruto de avanços científicos gigantescos em pleno momento onde vivemos uma crise sanitária global histórica. Mais do que isso, temos que ser gratos por esta oportunidade. Quantas pessoas não conseguiram tomar a vacina e acabaram morrendo devido à Covid-19? Pense nisso, defenda a vacina, use máscara e siga respeitando as medidas preventivas. A vitória virá, com muitas vidas perdidas que não podem ser esquecidas, mas virá.