Entre os feriados do Natal e Ano Novo, as unidades de conservação no Paraná registraram quase 31 mil visitantes. O levantamento é da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável, destacando que das 71 unidades de conservação do Estado, 29 são abertas para o público, de forma controlada. Entre estas, 19 foram autorizadas pelo Instituto Água e Terra (IAT), que faz a gestão da maioria dos parques, a receber visitantes no final do ano.
A unidade de conservação campeã de visitação, de acordo com o levantamento, foi a Ilha do Mel, que registrou a passagem de cerca de 13 mil pessoas entre os dois feriados. A Folha do Litoral News de hoje traz um pouco mais sobre as visitas no destino turístico e os horários de barco para fazer a travessia, que foram alterados na segunda-feira, 16.
Outros locais da região litorânea apareceram no levantamento que traz o índice de visitação nas unidades de conservação paranaenses. O Parque Rio da Onça, em Matinhos, teve 150 visitações. O local é do tamanho de 118 campos de futebol e abriga um trecho remanescente de Mata Atlântica repleto de bromélias, orquídeas e outras espécies da vegetação típica do litoral do Estado. Nos atrativos estão as trilhas, pontes elevadas e o mirante, onde é possível observar a formação das copas das árvores, com trilhas bem demarcadas. Além do Pico Paraná, entre Campina Grande do Sul e Antonina, com 166 visitações; e o Parque Estadual do Palmito, em Paranaguá, com 9.
O levantamento mostra que esses espaços guardam muitas riquezas e precisam ser divulgados, por tudo que têm a oferecer para os visitantes. Nesses locais há uma grande oportunidade de incentivar o turismo, que quando aliado a biodiversidade incrementa os destinos e contribui com a conservação da natureza.