Um encontro realizado na manhã de terça-feira, 20, na Portos do Paraná, discutiu algo que tem gerado muita expectativa em toda a região do litoral. Em dezembro deste ano, começa a temporada de navios de cruzeiro com embarque e desembarque em Paranaguá. O que é considerada uma conquista pelas lideranças que estão à frente das tratativas com as empresas de cruzeiro e também por todos os envolvidos no setor de turismo, que estão se articulando para receber os passageiros.
A conquista é apontada como uma virada de página para o turismo no litoral, que tem agora uma grande oportunidade para divulgar seus destinos e garantir uma próxima temporada. Para isso, é preciso se preparar para que os visitantes encontrem a infraestrutura necessária para explorar a região e conhecer as riquezas do litoral com sua gastronomia típica e variada, belezas naturais, além de toda a parte histórica e cultural que deve ser muito valorizada.
O MSC Lirica terá sua primeira saída de Paranaguá na noite do dia 1.º de dezembro e passará por Itajaí, Punta Del Leste (Uruguai), Buenos Aires (Argentina) e volta para Paranaguá na manhã do dia 8 de dezembro. O navio tem capacidade para mais de dois mil passageiros nesta temporada que vai até o mês de março de 2024.
Por isso, a discussão proposta pela Portos do Paraná por meio do Fórum de Navios de Cruzeiro é necessária. Todos os serviços e cadeia do turismo, especialmente em Paranaguá, precisam estar alinhados para oferecer uma boa experiência turística e para que haja novas temporadas. Sem dúvida uma oportunidade para geração de emprego, renda e desenvolvimento de toda a região que não pode ser perdida.