conecte-se conosco

Editorial

Serviços de cidadania nas praias do Paraná

Publicado

em

editorial

Aqueles que estiverem de passagem no litoral do Paraná nos próximos fins de semana na temporada de verão, assim como os moradores, poderão ter acesso a serviços de cidadania de forma gratuita nas praias do Estado. Trata-se de uma ação desenvolvida pelo Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) com o objetivo de aproximar a população de serviços relacionados aos direitos da mulher, do idoso, do jovem, da assistência social e do deficiente, além de oportunidades de trabalho.

As ações fazem parte da Operação Verão Paraná – Viva a Vida 2021-2022 para promover a cidadania e inclusão social da população. As tendas estão instaladas na orla das praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná com servidores capacitados para orientar o público.

Ações como essa em locais com grande concentração de pessoas, especialmente aos fins de semana, contribui para dar visibilidade a serviços e direitos que, muitas vezes, os cidadãos não teriam conhecimento. Dessa forma, se aumenta o alcance desses atendimentos e aproxima os moradores e turistas da justiça e cidadania também por meio do esclarecimento de dúvidas.

O maior benefício está na oportunidade de alcançar um número maior de paranaenses. Haja visto o saldo positivo na operação verão 2019/2020, quando, com as feiras da Sejuf realizadas no litoral, foram alcançadas 21.903 mil pessoas com serviços relacionados a empregabilidade, inclusão e assistência social, além de orientações para jovens e suporte para mulheres vítimas de violência. Que o trabalho realizado nas tendas neste ano traga novamente resultados positivos e colaborem na formação da conscientização dos turistas e população local.