Editorial

Senso de justiça e cidadania pode começar na escola

Estudantes de escolas do campo de Guaratuba conheceram o funcionamento da justiça, o que faz cada um dos poderes no País e tiraram suas dúvidas para crescerem mais conscientes sobre seus direitos e deveres na sociedade

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Na semana passada, o Fórum de Paranaguá recebeu os estudantes que participam do programa “Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola”. A ação é desenvolvida em todo o Paraná pelas comarcas que aderem à iniciativa de levar conhecimento e propor atividades que incentivem a cidadania entre os estudantes do 5.º ano do Ensino Fundamental.

Desta vez, foi finalizada mais uma etapa do programa também na cidade de Guaratuba. Estudantes de escolas do campo puderam conhecer o funcionamento da justiça, o que faz cada um dos poderes no País e tirar suas dúvidas para crescerem mais conscientes sobre seus direitos e deveres na sociedade.

Ao longo de 30 anos, tempo de existência do programa “Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola”, mais de seis milhões de crianças foram alcançadas. Uma ação que tem mostrado resultados e aproximado a justiça das comunidades por meio da parceria com os juízes que entendem da importância disso para o futuro do País.

Para as crianças, atividades que fogem da rotina habitual da escola também chamam a atenção e tendem a aguçar mais a curiosidade para novos temas e aprendizados. Elas são grandes multiplicadoras de conhecimento, são capazes de difundir as informações que lhe são passadas para a comunidade na qual está inserida, seus familiares, amigos e todos os demais que estão ao seu redor.

Por isso, as escolas são, muitas vezes, os lugares escolhidos por iniciativas como essas do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), por reconhecerem o potencial de multiplicação dessas informações que nascem dali para que todos os cidadãos tenham conhecimento sobre seu papel na sociedade. A aprendizagem é um processo para toda a vida e os jovens podem desenvolver o senso de justiça e cidadania através de experiências como esta.

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Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.