conecte-se conosco

Editorial

Saúde mental tem jeito

O apelo para cuidar do campo emocional é extremamente válido, haja vista os acontecimentos dos últimos anos, em função da pandemia de Covid-19

Publicado

em

Com a frase “Saúde Mental tem jeito sim, mas você precisa saber o que fazer!”, a campanha Janeiro Branco visa conscientizar a sociedade sobre a importância de cuidar da saúde emocional tanto quanto da saúde física. O mês é dedicado a divulgar informações para combater tabus, mudar paradigmas e orientar os indivíduos a respeito de questões emocionais e, principalmente, motivar aqueles que precisam de ajuda para procurá-la.

O tema escolhido para este ano é “O mundo pede saúde mental”. O apelo para cuidar do campo emocional é extremamente válido, haja vista os acontecimentos dos últimos anos, em função da pandemia de Covid-19. O número de pessoas com quadros depressivos e de ansiedade aumentou durante esse período conturbado. Vários fatores podem ter contribuído para isso, principalmente, a quantidade de notícias tristes divulgadas, a perda de pessoas próximas em decorrência da doença, a necessidade de isolamento e a ausência de convívio social.

Mas, o que importa agora é voltar os olhos para a solução, as atitudes que podem ser tomadas para melhorar esse cenário e ajudar as pessoas que foram consumidas por sentimentos de tristeza e desmotivação a se recuperarem. É isso que a campanha Janeiro Branco se propõe, a mostrar soluções para cuidar da saúde mental e emocional já neste início do ano, adotando atitudes práticas. Algumas delas foram citadas pela psicóloga Silmara Lima nessa edição da Folha do Litoral News.

Que as ações realizadas neste mês tomem a proporção que merecem e precisam para contribuir com o bem-estar da população. Saúde mental é coisa séria e precisa da contribuição de todos os setores da sociedade, todos os meses do ano, para que se possa construir a cultura da saúde mental na humanidade.