O Paraná começou a semana com motivos para comemorar a geração de empregos no Estado, são mais de 10 mil vagas com carteira assinada divulgadas nessa semana. Diante de um cenário instável nos últimos anos, a criação de mais postos de trabalho é, sem dúvida, uma conquista para a economia estadual e uma esperança para os trabalhadores que há tanto tempo procuram se inserir no mercado de trabalho.
O alto número de vagas recentemente divulgado mostra a retomada das atividades e a força da indústria e do comércio paranaense. Muitas dessas oportunidades se justificam pela necessidade de contratação de trabalhadores temporários para atuar nas vendas de fim de ano. Com a pandemia mostrando melhores índices, a expectativa é alta para a movimentação no comércio para as compras nos próximos meses, época de maior representatividade nas vendas.
Essa é uma tendência que tem se fortalecido no Paraná. Segundo o Caged, foram 118 mil empregos com carteira assinada no 1.º semestre deste ano no Estado. A alta de 4% ficou acima da média nacional, de 3%. Entre os meses de janeiro e agosto, a indústria foi o setor que mais gerou postos de trabalho no Paraná. A geração de emprego no mês de agosto demonstrou que alguns segmentos da economia, que foram muito impactados pelas restrições de circulação, começaram a se recuperar. Como é o caso dos setores de alojamento, alimentação, artes, cultura e recreação.
À medida que se caminha para a normalidade, com o avanço da vacinação e queda dos casos graves de Covid-19, os diferentes setores da economia vão se reestruturando e tendo a possibilidade de retomada e crescimento. Com isso, todos ganham, a indústria, o comércio e os trabalhadores que há tempos estão à procura de uma oportunidade de emprego formal.