conecte-se conosco

Editorial

Programa Ganhando o Mundo e a oportunidade aos jovens no Paraná

Além do aumento no número de vagas, a Seed decidiu neste ano que será selecionado ao menos um estudante de cada um dos 399 municípios do Paraná

Publicado

em

editorial

O programa de intercâmbio Ganhando o Mundo, criado pela Secretaria Estadual da Educação e Esporte do Paraná (Seed), já levou duas turmas de estudantes matriculados na rede para estudar fora do País. Aqueles alunos que não conseguiram se classificar ou que ainda não estavam no Ensino Médio nas edições passadas, já podem tentar uma das vagas para fazer o intercâmbio no próximo ano. Nesta semana, foram abertas oficialmente as inscrições, que seguem até o dia 31 de maio de 2023.

Desta vez, como divulgado na terça-feira, 8, pelo Governo do Estado, serão mil vagas para que os estudantes possam ter essa experiência educacional e cultural em outro País. O número foi ampliado, aumentando as chances dos jovens interessados em participar do Ganhando o Mundo. 

Ainda mais porque, além do aumento no número de vagas, a Seed decidiu neste ano que será selecionado ao menos um estudante de cada um dos 399 municípios do Paraná. Ou seja, uma forma de beneficiar todas as regiões do Estado e dar a oportunidade para todos. 

Vale lembrar que todos os custos da viagem são bancados pelo Governo do Estado. O programa inclui toda a assistência que os estudantes precisam para permanecer distante de suas residências durante o período de intercâmbio. As famílias não precisam se preocupar com a alimentação, hospedagem, transporte, emissão de passaporte, passagens etc. Além disso, cada participante recebe um auxílio de R$ 800,00 mensais.

Sem dúvida, o programa Ganhando o Mundo oportuniza o conhecimento e vivência que muitas famílias não poderiam oferecer. Há alunos que se destacam nos estudos na rede pública, mas não possuem condições financeiras de estudar em outro País. Nesse aspecto, cabe destacar também que 100 das mil vagas ofertadas nesta nova edição do programa serão destinadas, exclusivamente, para estudantes beneficiários do programa Auxílio Brasil (ou equivalente), independentemente do município a que pertençam.

Desta forma, que o programa cumpra novamente seu objetivo e que, assim como nas edições anteriores, o litoral esteja representando com seus estudantes.

Em alta

plugins premium WordPress