Os últimos dias têm sido de contínuos problemas no serviço de transporte marítimo de veículos e passageiros na baía de Guaratuba. Na terça-feira, 13, um rebocador apresentou problemas mecânicos, deixando uma balsa à deriva no local, tendo que ser resgatada por um ferry-boat em uma operação que durou 40 minutos. Na quarta-feira, 14, a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do Paraná (CPPR), realizou inspeção nas embarcações da empresa responsável, apontando que duas delas apresentavam avarias e problemas mecânicos. Uma delas teve manutenção feita e, segundo a empresa responsável, voltou a operar. Entretanto, a outra segue aguardando peças para voltar a operar.
Imediatamente, filas de veículos começaram a se formar para a travessia, castigando milhares de moradores de Guaratuba, um dos municípios mais importantes do litoral do Paraná, que faz divisa com Santa Catarina. Além da importância turística, o município é um dos polos econômicos da região, com pessoas se deslocando diariamente por ferry-boat ou balsa, que acaba se tornando um problema logístico no transporte rodoviário litorâneo.
Desde que começou a operar, em abril deste ano, a nova empresa está passando por um período de adaptação que está causando filas devido a questões logísticas da embarcação. Este problema das filas é algo que ocorria, anteriormente, de forma mais intensa na temporada de verão ou em feriados, porém, agora ocorre em qualquer período. Independente disso, depender do transporte marítimo para acesso a um município como Guaratuba é algo que não cabe mais na logística do litoral.
Em nota, o Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná (DER-PR) informou à Folha do Litoral News que fez requisição administrativa de balsas e seguirá fiscalizando possíveis descumprimentos contratuais. Mais do que isso, uma informação importante concedida pelo DER-PR foi o destaque da importância da ponte de Guaratuba, obra onde já foi realizado o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), bem como está sendo elaborado o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) e estudos preliminares de engenharia para a implantação da ponte e seus acessos, um investimento total de R$ 3.500.369,9.
Além de um transporte marítimo que funcione corretamente, Guaratuba e o litoral merecem que ocorra da forma mais rápida possível a construção da ponte. Os avanços nos estudos anunciados pelo DER-PR trazem a esperança de que isso ocorra, com respeito ao meio ambiente e à sociedade, trazendo um modal sustentável de acesso ao município, que é um dos mais importantes para o turismo e a economia da região, com conexão direta ao estado de Santa Catarina.