Um dos grandes desafios de uma cidade tão antiga como Paranaguá é ter meios e investimentos para preservação de documentos históricos. Completou um ano no município, o Centro de Documentação Histórica do Litoral do Paraná (CDoc. H Litoral), uma iniciativa vinculada à Universidade Estadual do Paraná (Unespar). No prédio do Arquivo Municipal, bem próximo à universidade, é realizada a preservação de documentos históricos de toda a região do litoral do Paraná, com documentação também da I Vara Criminal.
Essa é uma maneira eficaz de beneficiar tudo que está envolvido, com a valorização do espaço, dos arquivos históricos, do aprendizado dos estudantes e das parcerias que se tornam fundamentais para a execução de um trabalho que permeia a cidade e todo seu enredo.
A ideia do município e do Tribunal de Justiça de firmar parcerias com as universidades contribui na execução de novos projetos, na busca pelo conhecimento e experiência e coloca o campus em destaque. O interesse já foi despertado em vários estudantes que se propõem a fazer os projetos de iniciação científica, assim como Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) com itens do acervo.
O CDoc. H Litoral é o primeiro da Unespar e desse trabalho pode emergir cada vez mais produções científicas, fazendo com que o arquivo seja um laboratório para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, ensino e extensão. Algo valioso para que toda essa documentação seja registrada no município.
Um local que não conhece sua história, não sabe como preservá-la, muito menos valorizá-la. Por isso, cabe ressaltar a importância das parcerias no município, especialmente com os acadêmicos, para que toda essa história não seja perdida e para que as novas gerações possam também se apropriar de todo o material.