Segundo dados do Ministério do Turismo, a religião movimenta cerca de R$ 15 bilhões no País em termos de visitação a cidades e regiões, que envolve também história e cultura. O chamado turismo religioso mobiliza milhares de pessoas anualmente e é uma vertente importante para a economia dos municípios que investiram na oferta de programas turísticos que têm santuários, igrejas, templos entre outros atrativos.
Sabendo da relevância desse segmento, o Ministério do Turismo tem a intenção de ampliar o turismo religioso no Brasil. A pasta possui o Boletim de Inteligência de Mercado no Turismo (BIMT) em que, entre outros temas, compila os dados do segmento no País.
O Paraná tem se destacado nessa categoria por ter muitas opções que atendem a esse perfil de visitante. Desde 2018, o Estado tem um Grupo de Trabalho que realiza o Fórum Paranaense de Turismo Religioso cuja sede do evento muda de cidade a cada ano. Neste ano, Paranaguá recebe o evento de quarta-feira, dia 15, até sexta-feira, 17, no Complexo Mega Rocio. A cidade, portanto, na próxima semana, deve recepcionar muitos visitantes que participarão do Fórum para aprender mais sobre a temática e poder difundir o turismo religioso no Estado.
A realização desse evento em Paranaguá é relevante pela presença do Santuário de Nossa Senhora do Rocio, uma tradição que envolve religiosidade e história da cidade mãe do Paraná. O espaço tem chegado ao conhecimento de cada vez mais pessoas e é um destino importante no Estado por ser a casa da padroeira do Paraná. Desta forma, se espera que o evento alcance o objetivo de discutir mais as formas de crescimento do segmento e também promova a divulgação de Paranaguá como destino turístico religioso.