Editorial

Paranaguá: protagonismo da Cidade Mãe do Paraná

Paranaguá tem características, paisagens, hábitos e pessoas únicas, que juntos constroem a própria identidade local e reforçam seu protagonismo

Com 371 anos, Paranaguá tem muita história para contar. A Folha do Litoral News preparou uma série de reportagens especiais que visam a contar um pouco dessas histórias e entregar aos leitores, neste dia 29 de julho, um olhar diferenciado sobre os aspectos da cidade que não devem cair no esquecimento. Paranaguá tem características, paisagens, hábitos e pessoas únicas, que juntos constroem a própria identidade local e reforçam seu protagonismo como Cidade Mãe do Paraná.

Foi aqui que nasceu o Paraná, suas memórias estão arquivadas em fotos, livros, relatos de pesquisadores e também nos casarios, igrejas e ruas que revelam, pouco a pouco, as riquezas que por aqui se encontram. A presença do porto, um dos maiores do País, e a expansão comercial que propiciou, também não podiam ficar de fora, sua ligação com a história da cidade é algo indissociável mesmo para aqueles que não conhecem muito bem Paranaguá.

Outro ponto que a Folha do Litoral News destacou neste especial foi sobre os sabores que a cidade reserva, passando pelo Mercado do Café, que reúne diariamente frequentadores assíduos da construção histórica que oferece diversas iguarias típicas; pelo caldo de cana, uma das bebidas preferidas dos parnanguaras; além do barreado, o prato peculiar que agrada até mesmo aos visitantes de países distantes da cultura brasileira.

Pensar no passado e nas tradições de Paranaguá é também refletir sobre um novo futuro. Neste quesito, há quem não tenha medo de sonhar grande, com uma cidade mais voltada ao turismo, com moradores com o sentimento de pertencimento para as riquezas, as quais também fazem parte de sua história.

Paranaguá tem pessoas dispostas a colocá-la no protagonismo nacional, com dinamismo e ideias que possam não mudar a cara da cidade, mas fortalecer suas habilidades. A Cidade Mãe do Paraná já demonstrou várias faces durante a sua existência, mas ainda há muito para crescer. Há que se ter a consciência de que há muito trabalho a ser feito para que o futuro que todos aguardam seja construído com o entusiasmo e a valorização que a cidade merece.

Você também poderá gostar

Paranaguá: protagonismo da Cidade Mãe do Paraná

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.