conecte-se conosco

Editorial

Diagnóstico rápido e seguro

utoridades de saúde tenham um conhecimento mais real sobre o índice de infectados e da evolução do contágio

Publicado

em

As Regionais de Saúde em todo o Paraná deverão ter mais testes rápidos para distribuir aos municípios nos próximos dias. Os exames são fundamentais ainda mais neste momento em que há outros tipos de vírus circulando para descartar ou positivar a Covid-19 e indicar o tratamento mais adequado aos pacientes. Isso porque o vírus da gripe voltou a circular, principalmente a variante H3N2, que tem aumentado consideravelmente em todo o País.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, menciona que o Paraná foi exemplo nacional em número de testados relacionados à Covid-19, nas várias modalidades de exames disponíveis. Com a disponibilização de mais testes, como anunciado nesta semana, se reforça o compromisso com a saúde e com a importância de realizar o diagnóstico de forma mais rápida e segura.

Através da testagem dos pacientes que apresentam sintomas respiratórios, é possível que as autoridades de saúde tenham um conhecimento mais real sobre o índice de infectados e da evolução do contágio. Desta forma, no combate a Covid-19, a aplicação de teste é essencial para verificar a situação mundial da doença e como ela reage em cada organismo.

Outro ponto importante sobre a testagem da população com sintomas é a detecção precoce da doença, que previne a disseminação do vírus com a recomendação de isolamento social e protege família e amigos do indivíduo infectado. Sendo assim, a decisão de enviar mais testes aos municípios do Paraná ressalta a relevância desse instrumento para o controle e combate da Covid-19. No mais, os cuidados devem ser mantidos para que os índices possam, novamente, apresentar um cenário melhor com menos infectados e menos vítimas.