Editorial

Pacto pela vida: 19,5 mil moradores no litoral já tomaram as duas doses da vacina contra a Covid-19

Além de se imunizar, outro pacto coletivo essencial é a prevenção. Ela se dá por meios que estamos dizendo incessantemente há mais de um ano: uso de máscara, distanciamento social e higienização. Não se indicam caminhos para a superação da pandemia com opinião, eles são indicados por meio da ciência

vma9vau 1618956379

Apesar de haver a necessidade de que a vacinação contra a Covid-19 ande mais rápido em todo o Brasil, é necessário celebrar os avanços diários obtidos na imunização no litoral paranaense. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) têm se esforçado para repassar o mais rápido possível as doses de vacinas recebidas do Ministério da Saúde (MS) para todas as regiões do Estado.

Segundo matéria divulgada pela Folha do Litoral News na terça-feira, 27, o Vacinômetro da Sesa aponta que 59.611 doses de vacinas contra a Covid-19 já foram aplicadas no litoral até a tarde de segunda-feira, 26. Ao todo, 40.038 foram imunizações com a primeira dose e 19.573 com a segunda. Ou seja, 19,5 mil cidadãos já receberam as duas doses e, ou já estão imunizados contra o Coronavírus, ou estão a dias de estarem protegidos contra a doença. Lembrando que a vacina reduz drasticamente a possibilidade de morte e internações, porém não impede que a pessoa pegue a doença e passe ao próximo. Ou seja, a prevenção deverá prosseguir, mesmo após estarmos imunizados com as duas doses.

A vacina é o caminho para que a pandemia seja superada. Não cansamos de dizer isso em matérias e editoriais na Folha do Litoral News desde março de 2020, quando os primeiros casos foram contabilizados no Paraná. Mais do que isso, se vacinar contra o Coronavírus é um pacto coletivo pela vida, um comprometimento consigo mesmo e com o próximo na superação da pandemia que é um dos momentos mais críticos da sociedade humana moderna. 

Além de se imunizar, outro pacto coletivo essencial é a prevenção. Ela se dá por meios que estamos dizendo incessantemente há mais de um ano: uso de máscara, distanciamento social e higienização. Não se indicam caminhos para a superação da pandemia com opinião, eles são indicados por meio da ciência. É o contexto científico que aponta o norte da evolução humana, portanto, respeitar isso é prezar por um mundo melhor, algo que se intensificou com a Covid-19, doença que obrigou cientistas do mundo todo a desenvolver vacinas em tempo recorde, bem como apontar os caminhos para que a doença seja prevenida. A responsabilidade de que a pandemia seja superada não é somente do Poder Público, é de todos nós como sociedade. 

Você também poderá gostar

Pacto pela vida: 19,5 mil moradores no litoral já tomaram as duas doses da vacina contra a Covid-19

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.