Neste mês, em que há uma mobilização em torno do Outubro Rosa, chamando a atenção para o câncer de mama e as formas de prevenção, a Folha do Litoral News tem publicado reportagens que contam a história de mulheres que receberam o diagnóstico da doença, conseguiram se reerguer e hoje são casos inspiradores de força e luta. Todas receberam apoio do Instituto Peito Aberto, em Paranaguá.
A cada semana, uma mulher tem contado a sua trajetória, desde a descoberta da doença até a cura. Além de contarem sobre o tratamento, os relatos trazem motivos para se ter esperança e, por isso, podem ser inspiradores não só para quem recebeu o mesmo diagnóstico, mas para todas as mulheres que se deparam com outras dificuldades ao longo da vida.
O mês torna-se importante para alertar sobre a gravidade da doença e para informar que a descoberta precoce faz toda a diferença na recuperação, com chances de cura de até 90%. O Outubro Rosa também tem se mostrado uma oportunidade para difundir mais conhecimento sobre a doença, desmistificar o câncer como sentença de morte e fazer com que as mulheres façam seus exames não com o intuito de descobrir algo errado, mas sim como uma atitude de autocuidado.
Sendo este um movimento nacional de conscientização de maior abrangência, é válido ressaltar que os hábitos e os conhecimentos adquiridos durante o mês de outubro devem ser estendidos a todos os meses do ano.
Falar sobre a doença e encarar o problema de frente, vendo o exemplo de superação, força e determinação de outras mulheres, pode ser transformador e contribuir com a esclarecimento do assunto na sociedade. Desta forma, com a ampliação do debate, o movimento alcança seu objetivo.