Editorial

Os olhos que cuidam e protegem

Criança precisa de proteção, cuidados, zelo pelo lazer e entretenimento

A sociedade precisa estar constantemente ligada a fatores que podem influenciar o desenvolvimento infantil, dentre os quais situações de abusos, maus-tratos e negligências.

As leis alusivas à proteção do público infantil são bastante claras quando enfocam que é responsabilidade dos pais zelarem por critérios básicos como saúde, educação e o desenvolvimento integral da criança, no entanto, não cabe apenas aos pais, mas sim a toda sociedade, a qual deve assumir seu papel cidadão ante qualquer acontecimento que esteja colocando em risco um infante.

Deste modo, é imprescindível se afirmar que é dever de cada pessoa ter olhos atentos a possíveis malefícios que possam estar acontecendo nas proximidades, seja em uma casa vizinha, ou mesmo no seio familiar, mesmo que se trate apenas de uma suspeita, pois caberá às esferas competentes averiguar a veracidade dos fatos. A denúncia é um instrumento para se proteger a infância e resguardar o direito de crescer com qualidade de vida e todos os cuidados necessários.

Dentre os critérios a serem observados também está inserida a vacinação, a qual deve estar em dia, recaindo sobre os pais a responsabilidade por manter atualizada a carteira de vacinação e levar as crianças para receber as doses, sendo importante ressaltar que em caso de a criança contrair uma doença para a qual havia a imunização disponível, haverá consequências a serem enfrentadas pelos responsáveis.

Criança precisa de proteção, cuidados, zelo pelo lazer e entretenimento. Infância é tempo de ser feliz e ter motivos para isso, propiciando um crescimento seguro e saudável a toda criança, sem abusos e sem traumas que certamente prejudicarão o futuro deste ser em formação. 

Você também poderá gostar

Os olhos que cuidam e protegem

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.