Em pleno momento onde assistimos às Olimpíadas de Tóquio, com atletas brasileiros como Rayssa Leal, a “Fadinha”, que com apenas 13 anos conquistou a medalha de prata no skate na categoria street, é impossível não compreender o esporte como um meio de transformação social. Com muito esforço e talento, bem como por meio do incentivo de outros atletas e da própria família, Rayssa se tornou a medalhista olímpica mais jovem em 85 anos dos Jogos Olímpicos. A vida dela já foi alterada positivamente pelo esporte e reforça a importância do investimento público no setor.
Em maio deste ano, a prefeitura revitalizou e entregou uma pista de skate totalmente nova no Aeroparque. Ela foi construída no modelo “plaza”, atendendo a orientações técnicas de skatistas do próprio município. O espaço recentemente foi reaberto para a prática esportiva. Ao ver a Fadinha ganhar a medalha de prata, quantas crianças parnanguaras não perceberam o esporte e vão querer usar este espaço para o skate? A nova pista será essencial neste sentido e, com ela, devem vir políticas públicas consistentes, aliando o esporte com a educação.
Nos últimos dias, a Prefeitura de Paranaguá está inaugurando diversos espaços esportivos no município em comemoração aos 373 anos, com quadras do “Meu Campinho”, academias e outros equipamentos. Da mesma forma, em breve o Complexo Esportivo Fernando Charbub Farah, que será um estádio-escola, aliando a sala de aula no período da manhã com o desenvolvimento esportivo no período da tarde, será inaugurado. Esses passos são importantes para que o município não somente tenha novas Ágathas e Linekers, como também farão com que a educação se torne ainda mais atrativa e qualificada aos estudantes, formando cidadãos parnanguaras para uma sociedade cada vez melhor.
Além de tudo isso, o esporte não é um mero lazer, ele traz consigo valores humanos diferenciados. O respeito ao adversário, a responsabilidade nos treinamentos, lidar com vitórias e derrotas, aprender a desempenhar uma atividade coletivamente, enfrentamento a preconceitos e obediências às regras para que a justiça prevaleça. Esses são valores que não ficam somente em uma pista de skate, em uma quadra de vôlei, piscina olímpica ou área esportiva, são princípios que formam o nosso caráter, transformando o indivíduo e a sociedade.