Quem não se deparou em uma conversa entre amigos, familiares, colegas de trabalho ou conhecidos com a premissa falsa de que “em Paranaguá não há o que fazer”? Tal entendimento, algumas vezes, é baseado na falta de conhecimento do calendário de eventos do município, menosprezando, com isso, diversos agentes do setor turístico, cultural, hoteleiro e gastronômico da cidade-mãe do Paraná. Sem dúvida alguma criticar é algo democrático, que pode construir alternativas para a melhoria da cidade, entretanto, deve ser feito com responsabilidade.
Sim, há o que fazer em Paranaguá. A prova disso é este fim de semana, onde dois eventos que valorizam a cultura e a gastronomia local estão acontecendo no município: a 1.ª Festa do Marisco e a 13.ª Festa do Fandango Caiçara, respectivamente, no Mega Rocio e na Praça Cyro Abalem, na Ilha dos Valadares. Isso demonstra o empenho do município, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur), junto a outras entidades, como a Associação Mandicuera, bem como a famílias tradicionais de pescadores da região, em trazer opções de lazer ao parnanguara e aos turistas que aqui visitam.
Esse “boom” no setor de eventos pode ser percebido não somente no setor público, como também no setor privado, com shows e diversas apresentações culturais e artísticas em estabelecimentos de Paranaguá e do litoral. Isso possui relação também com a retomada após dois anos de pandemia, possibilitada com o avanço da vacinação contra a Covid-19, que gerou um cenário de controle da doença e retorno de atividades presenciais.
Logicamente que é obrigação do Poder Público organizar eventos, principalmente com Paranaguá possuindo um potencial turístico, cultural e histórico enorme, porém, cabe também aos cidadãos prestigiar as festividades locais. A cidade-mãe do Paraná possui uma gastronomia de alta qualidade, com músicos e artistas locais únicos, diversos restaurantes, bares, hotéis, entre outros estabelecimentos, algo que possibilita diversas opções de lazer aos moradores, atraindo também turistas, gerando renda, emprego e movimentação positiva da economia local.