Editorial

O modal logístico, suas potencialidades e a importância de melhorias urbanas em Paranaguá

A Nova Ferroeste, cujo projeto está sendo formulado por meio das visitas técnicas a Paranaguá, trará consigo importantes obras viárias na cidade, visando a redução do impacto viário tão visível para os cidadãos diariamente. Um dos pontos é a possível construção de um viaduto na Avenida Roque Vernalha, obra aguardada por toda a população, algo divulgado pela Folha do Litoral News em diversas matérias nos últimos anos

86aurvvn 1625260965

Na edição desta quinta-feira, 8, a Folha do Litoral News veicula uma matéria sobre a vinda de comitiva dos governos Federal e Estadual que, em menos de 15 dias, fizeram sua segunda visita a Paranaguá em torno da construção da Nova Ferroeste, uma nova linha férrea de 1285 quilômetros entre Maracaju – MS e o município, com foco na movimentação ao Porto de Paranaguá. Em diálogo com a Portos do Paraná e com a Prefeitura de Paranaguá, os técnicos estiveram visitando pontos críticos férreos de Paranaguá e do litoral, com foco na avaliação do impacto urbano e ambiental da linha férrea. 

O modal ferroviário é um investimento essencial que não somente modernizará o transporte de grãos e mercadorias ao Porto, como também é um modelo mais sustentável e rápido, trazendo economia de recursos, redução de poluição e desafogando o trânsito em Paranaguá e no Paraná. Neste ponto, os representantes também garantiram a continuidade da mão-de-obra e importância dos caminhoneiros, sendo que o aumento do potencial logístico pelo transporte em trens beneficiará todos os paranaenses. Outra questão é que a Portos do Paraná já está se preparando para este investimento ferroviário, construindo duas grandes peras ferroviárias, reduzindo consideravelmente as manobras dos vagões, bem como futuramente o Novo Moegão, um investimento que gira em torno de R$ 500 milhões.

Investimento em logística é investimento em economia. Quanto mais se agiliza a vinda de grãos e produtos ao Porto de Paranaguá com segurança e qualidade, como é o caso do modal ferroviário, mais recursos são gerados ao município, bem como renda e emprego para a população. Tudo isso deve ser feito com respeito ao meio ambiente local, tanto é que um dos focos da segunda visita feita pelos representantes foi a análise da Serra do Mar, área de Mata Atlântica importante para o ecossistema, onde os impactos deverão ser mínimos, com medidas  mitigatórias e compensatórias em caso de qualquer intervenção.

A nova linha férrea não trará somente trens a Paranaguá. A Nova Ferroeste, cujo projeto está sendo formulado por meio das visitas técnicas a Paranaguá, trará consigo importantes obras viárias na cidade, visando a redução do impacto viário tão visível para os cidadãos diariamente. Um dos pontos é a possível construção de um viaduto na Avenida Roque Vernalha, obra aguardada por toda a população, algo divulgado pela Folha do Litoral News em diversas matérias nos últimos anos com foco no Jornalismo Cidadão. A chave para fazer Paranaguá uma cidade cada vez melhor é a sustentabilidade, aliando desenvolvimento econômico, avanços logísticos, sustentabilidade e melhorias urbanas práticas para a nossa população. Seguiremos cobrindo de forma técnica todos os avanços planejados ao município, pois projeto bom é o que se torna realidade.

Você também poderá gostar

O modal logístico, suas potencialidades e a importância de melhorias urbanas em Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.