conecte-se conosco

Editorial

O combate ao Coronavírus passa pela informação

A desinformação, assim como o Coronavírus, precisa ser combatida.

Publicado

em

Basta uma doença começar a circular entre a população, ou mesmo um assunto que cause polêmica, que começa a propagação de notícias falsas. Com relação ao Coronavírus, que se tornou um problema mundial e afetou a rotina das pessoas ao redor do mundo, há ainda mais a divulgação de imagens, montagens, áudios e vídeos, muitas vezes assinados por profissionais da área da saúde, que não passam de um desserviço para a população.

A desinformação, assim como o Coronavírus, precisa ser combatida. E cabe a cada um assumir essa responsabilidade. Recebeu uma informação e tem dúvida? Desconfie, questione, pesquise e não compartilhe enquanto não tiver a certeza de que é verdadeira. O risco não está apenas em quem cria esse tipo de situação, mas também em quem ajuda a propagar.

Este não é o momento de gerar pânico na sociedade, mas sim de informar e disseminar orientações que possam auxiliar a população nesta situação pela qual o mundo passa. É tempo de oferecer ajuda a quem precisa e preservar as pessoas que fazem parte dos grupos de risco. Não se pode mais alimentar notícias falsas e provocar um desequilíbrio ainda maior nas comunidades, que estão isoladas e com medo, em especial quanto ao risco que a doença apresenta a idosos e pessoas imunodeprimidas.

Antigamente, a grande mídia tinha grande poder de influência nas mãos. Hoje, a informação é obtida de diversas formas, na palma da mão, por diversas fontes, e há uma verdadeira competição para ver quem posta a pior informação primeiro. O apelo ao leitor, nestes dias em que se vive um momento há muito tempo não observado, de reclusão e insegurança, é para estar atento ao que recebe pelas redes sociais e aplicativos de mensagem e para assumir o papel de fiscalizador de toda informação que recebe.

Há 20 dias, o Brasil convive com casos dessa doença e é preciso agora que todos se conscientizem para que a pandemia passe o mais rápido possível pelo País e não deixe mais vítimas.

plugins premium WordPress