Dados mostram que os homens procuram com menos frequência atendimentos e serviços de saúde. Quanto à vacinação, eles também procuram menos pelas doses recomendadas na vida adulta. No índice de vacinação contra a Covid-19, por exemplo, das mais de 29 milhões de doses aplicadas no Paraná, 11.772.996 foram em homens acima de 18 anos. O número representa 39,87% do total.
Por esses motivos e também para enfatizar a importância da saúde do homem, assim como se valoriza a saúde da mulher no Outubro Rosa, neste mês de campanha do Novembro Azul, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) tem como tema central “Saúde do Homem: Imunização é Fundamental”.
O Novembro Azul 2023 tem como objetivo divulgar informações sobre a saúde do homem e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer. O movimento teve origem em 2003, na Austrália, para chamar a atenção da população masculina. Neste ano, o tema do Ministério da Saúde é sobre a prevenção do câncer, especialmente o de próstata, segunda doença que mais mata homens no mundo.
Assim como as mulheres, os homens precisam se atentar para as medidas de prevenção de doenças. Seguindo recomendações dos órgãos de saúde como ter cuidados com a alimentação, praticar atividades físicas, não fumar, não abusar do álcool, controlar colesterol, diabetes e pressão e adotar outros hábitos de vida saudáveis para manter a qualidade de vida.
Que a campanha Novembro Azul contribua para a conscientização do público masculino e ajude a eliminar a resistência que alguns homens têm de procurar ajuda médica periodicamente e sempre que necessário. Tanto o incentivo a vacinação, quanto a divulgação de informações sobre a prevenção do câncer de próstata, podem colaborar com os índices e com a longevidade e bem-estar desse público.