As festas de fim de ano foram movimentadas no litoral do Paraná. De acordo com as prefeituras dos municípios da região, estima-se que cerca de dois milhões de pessoas desceram a serra para aproveitar o fim do ano. Nas praias teve trio elétrico e shows, assim como Paranaguá, que levou mais de 10 mil pessoas para a Praça Mário Roque. E isso não foi diferente na Ilha do Mel, que teve um aumento de 30% no movimento de turistas.
Quem passa pela Rua da Praia, em Paranaguá, ou pelo ponto de embarque em Pontal do Sul, em Pontal do Paraná, pode ver o fluxo intenso de passageiros interessados em se deslocar para a ilha que é famosa mundialmente. Os visitantes nacionais e estrangeiros têm escolhido o destino paranaense como um refúgio para a correria do cotidiano e para conhecer as belezas naturais e os pontos turísticos que a localidade reserva.
O movimento, somado ao clima quente e com poucas chuvas que contribuiu para a vinda dos turistas, além do início da Operação Verão pelo Governo do Estado fizeram com que a temporada fosse aberta com o pé direito. Outra surpresa foi o movimento ter superado as expectativas em um ano em que os feriados das festas caíram no meio da semana. O que gerou movimento tanto aos sábados que antecederam, quanto nas vésperas dos feriados.
O aumento das visitas na Ilha do Mel, assim como em todo o litoral do Paraná, mostra que o turista valoriza o que encontra por aqui. Embora, a população local saiba que há vários pontos a melhorar. Pelo que viram nos últimos dias, aqueles que trabalham na área do turismo e de transporte de passageiros estão animados com a temporada, que chega ao fim, oficialmente, somente após o Carnaval, no dia 1.º de março.
Até lá, espera-se que o saldo seja positivo para o comércio e que esse cenário favorável motive os empresários a investirem mais, para que a infraestrutura que o turista encontre no litoral do Paraná seja superior a cada ano.