O país segue em campanha de vacinação contra a gripe, a qual foi dividida em três fases, a fim de atingir todos os públicos considerados prioritários. Apesar de todos os esforços, o número de pessoas imunizadas ainda está abaixo das metas estabelecidas. Em razão disso, o Ministério da Saúde decidiu prorrogar a campanha.
É importante se ressaltar que a imunização é fundamental, sobretudo para os grupos priorizados, pois anualmente a gripe acarreta muitos prejuízos às pessoas, além de ocasionar, em muitas situações, sérios problemas em virtude das complicações dos quadros dos pacientes.
Assim, ao se vacinar, a pessoa está se prevenindo de possíveis problemas, ainda mais quando se trata de cidadãos que já possuem a saúde debilitada, ou se encontram com algumas outras complicações.
Outro fator determinante para se vacinar é para se prevenir do próprio Coronavírus. É sabido que a vacina contra Influenza não protege contra a Covid-19, a qual ainda não tem vacina, mas não pegar gripe já se torna importante no cenário atual, pois gripes têm o poder de baixar a imunidade, o que pode ser uma porta aberta para o Coronavírus, além disso, a influenza pode levar as pessoas aos postos de saúde, clínicas e hospitais, locais em que, infelizmente, há mais propensão de circulação da Covid-19, deixando a pessoa em um risco maior.
O melhor agora é realmente ficar em casa, mas é imprescindível sair rapidamente, com todos os cuidados necessários, máscaras, álcool em gel e distanciamento, para tomar a dose de imunização contra a gripe.
Então, parnanguaras que ainda não se imunizaram, aproveitem para ir até um local de vacinação e ficar em dia com a saúde.