conecte-se conosco

Editorial

Mais um passo no avanço da vacinação contra a Covid-19 no Paraná

O Paraná recebe uma das maiores remessas de vacinas contra a Covid-19 nesta semana

Publicado

em

A vacinação contra a Covid-19 avança cada vez mais no Paraná. Segundo dados divulgados na quarta-feira, 23, pelo Governo do Estado, 91% da população já tomou a 1.ª dose e 29% tomou a dose de reforço. Destaque para a imunização das crianças de 5 a 11 anos que tem alcançado bons índices. Quase 60% dos municípios do Paraná já vacinaram crianças sem comorbidades neste mês de fevereiro.

E, ao que tudo indica, a vacinação deve andar a passos ainda mais largos a partir dessa semana. O Paraná recebe uma das maiores remessas de vacinas contra a Covid-19, com mais de 1,4 milhão de doses, destinadas para o público infantil e dose de reforço da população acima de 18 anos. Os imunizantes logo devem chegar às Regionais de Saúde para iniciar a distribuição nos pontos de campanha nos municípios. 

Com isso, se reforça o compromisso da Secretaria de Estado da Saúde em agilizar a vacinação e melhorar ainda mais o ranking de doses aplicadas. As vacinas já se mostraram eficazes na redução de óbitos e internações. Mas, deve estar aliada às medidas de prevenção como uso de máscaras e limpeza constante das mãos e superfícies, além de evitar ambientes muito cheios.

Vale destacar que as vacinas adotadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) passaram por todas as etapas necessárias para a criação de um novo imunizante e cumprem critérios científicos rigorosos adotados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Não há mais dúvidas quanto a importância e a necessidade dessas doses em todo o mundo. Que a nova remessa destinada ao Paraná cumpra seu objetivo maior, que é o de salvar vidas. Que os paranaenses estejam cientes do seu papel para a saúde coletiva e procurem pelas doses recomendadas pelas autoridades de saúde.