O litoral do Paraná teve anúncios importantes na área da saúde nesta semana. O Governo do Estado, em solenidade realizada em Paranaguá na quarta-feira, 1.º de novembro, inaugurou o Centro de Imagens no Hospital Regional do Litoral (HRL), com novos equipamentos de tomografia e raio-x. Além de ser oficializado o início das obras de construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e a reforma da Maternidade Maria de Lourdes Elias Nunes, estruturas anexas ao HRL.
Com o AME, a estimativa é de que sejam realizados cerca de 12 mil atendimentos ao mês, com consultórios, núcleo de fisioterapia e área administrativa. Já com a entrega da maternidade, as gestantes terão um espaço específico, com 23 leitos de enfermaria e cinco quartos de pré, parto e pós-parto.
Certamente, são avanços importantes e necessários para a região do litoral paranaense. Nesta semana, a Secretaria de Estado da Saúde há havia anunciado o destaque quanto ao número de consultas de pré-natal realizadas no Paraná, tendo alcançado o maior índice do País. Portanto, investir em uma maternidade para acolher às gestantes no litoral reforça o compromisso com a atenção materno-infantil e a humanização no atendimento.
Os outros investimentos no HRL são igualmente importantes, já que este é referência na região e recebe pacientes dos sete municípios. São obras simbólicas por se tratar de locais que já fizeram parte da vida da população do litoral. O AME, por exemplo, é um prédio histórico onde funcionava a Santa Casa de Misericórdia, hospital mais antigo do Estado. São espaços importantes que serão novamente utilizados e ressignificados em prol da população, indicando um salto na qualidade do atendimento aos pacientes.