Muitas empresas são abertas anualmente no País, mas nem todas conseguem superar as adversidades e fecham as portas em pouco tempo. No entanto, pesquisas divulgadas no ano passado mostram que cresceu o número de empresas com mais de 3,5 anos no Brasil. São mais de 14 milhões de empreendedores no País, sendo que a taxa passou de 8,7% em 2020 para 9,9% em 2021, passando da 13.º colocação para a 7.ª no ranking de maiores taxas de empreendedores estabelecidos no mundo.
Esse destaque no empreendedorismo se deu muito durante a pandemia de Covid-19, quando diante de uma crise sanitária e com o mercado de trabalho muito instável, muitas pessoas decidiram tirar aquela ideia antiga do papel e habilidade e empreender.
A Folha do Litoral News iniciou recentemente uma série chamada Liderança Inspiradora, para trazer casos e exemplos de empreendedores que conseguiram superar os obstáculos e têm investido no negócio próprio na região. Mais uma vez, a história dessa semana é de uma empreendedora que abriu as portas durante a pandemia. Da advocacia para o ramo imobiliário, ela afirma que a empresa veio para ficar. São empresas novas, com novas visões de liderança e de crescimento que contribuem para o desenvolvimento da cidade e com a geração de empregos, algo muito necessário.
Paranaguá tem muitos empreendedores de sucesso, com boas histórias e dedicação ao ofício que escolheram. Empreender está longe de ser algo fácil, desde a criação do negócio, as burocracias envolvidas, até o estabelecimento do mesmo no mercado, liderando funcionários e atraindo clientes. Mas muitos realmente têm essa vocação e conseguem hoje empregar pessoas e oferecer produtos e serviços no município com determinação e foco.